24 abril 2024

Inelegíveis: 10 candidatos estão na “lista negra” do Tribunal de Contas do Acre

Redação Folha do Acre

Date:

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), divulgou na segunda-feira, 15, a lista dos inelegíveis nas eleições deste ano. Do total, quatro são candidatos ao Senado e seis para os cargos de deputado estadual e federal.

Consta na lista o nome dos candidatos ao Senado: Dimas Sandas (AGIR), e os suplentes Gemil Salim Abreu Junior (União Brasil) e Sibá Machado (PT).

Os ex-secretários estaduais Idésio Luis Franke (PT), Daniel Queiroz Sant’Ana (PT) e Lourival Marques de Oliveira Filho (MDB), além de Mazinho Serafim (PL), prefeito de Sena Madureira, a ex-prefeita de Brasiléia Leila Galvão (MDB), o ex-prefeito de Acrelândia Vilseu Ferreira Silva (PROS), também estão na lista.

Também foram considerados inelegíveis: o prefeito do município do Bujari, Edvaldo Teles Padeiro, o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Silva Piyãnco, o prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante, Benê Damasceno, prefeito de Porto Acre, e os ex-prefeitos de Cruzeiro
do Sul Ilderlei Cordeiro, Vagner José Sales e Zila Bezerra, além de outros nomes de relevância na política acreana que também fazem parte da lista.

A relação já foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre(TRE-AC). Agora caberá os promotores eleitorais ingressarem com o pedido de impugnação dos registros dos respectivos candidatos inelegíveis que pretendem concorrer no pleito de 2022. Quem teve o nome na lista poderá recorrer.

Últimas