ECONOMIA DA GRÉCIA ANTIGA AOS DIAS ATUAIS

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A palavra economia tem sua origem do termo grego “oikonomos”, sendo que “oiko” significa casa e “nomos” significa lei, regra ou costume. Desta forma, economia pode ser entendido como administração do lar ou aquele que administra um lar.

Aristóteles (384-322 a.C), filósofo grego que viveu o período clássico da Grécia antiga, ao se engajar no estudo do pensamento econômico, trabalhou dois conceitos, sendo eles o das 1) artes naturais de aquisição e 2) artes não naturais de aquisição.

Para Aristóteles, Aquisição Natural incluía atividades como agricultura, pesca, caça, ou seja, eram atividades que produziam bens para atender as necessidades básicas da vida e Aquisição não natural, (da qual ele desaprovava), envolvia aquisições de bens que vão além da necessidade humana.

Tomando como base somente o período de Aristóteles para os dias atuais podemos perceber que as coisas não mudaram muito, tanto no conceito da origem da palavra economia, quanto às questões das aquisições naturais e não naturais defendidas por Aristóteles.

Comecemos pela origem da palavra economia “oikonomos”. Nos dias atuais, infelizmente ainda existem muitas famílias que mesmo tendo condições financeiras, passam por dificuldades na administração do lar, uma coisa que poderia ser simples, mas que gera muita dor de cabeça para muitas pessoas.

Fazer a gestão financeira da manutenção de um lar não é tarefa fácil, nem do ponto de vista financeiro, nem do ponto de vista das relações humanas entre seus moradores, muitos são os conflitos existente em um lar.

Se consideramos cada casa como sendo uma empresa, e se fizermos o levantamento das despesas necessárias para manutenção desta casa, bem como de seus moradores, perceberemos que em muitos lares (empresas) estão passando por dificuldades financeiras, as contas não batem e muitas estarão com pelo menos 01 (uma) conta em atraso.

Qual seria o motivo para que esses lares estejam passando por dificuldade de gestão administrativa financeira?

Para responder a essa pergunta, voltamos ao pensamento de Aristóteles sobre aquisição natural e não natural.

Esses lares são compostos por pessoas, essas pessoas possuem sentimentos e principalmente desejos que são infinitos, porém os seus recursos financeiros são limitados. O que acontece então é que na maioria dos lares as aquisições não naturais, ou seja, aquelas que vão além do atendimento das necessidades básicas da vida estão superiores as aquisições naturais.

Por muitas vezes os moradores desses lares não conseguem se controlar e gastam além do seu limite financeiro, o que irá gerar uma situação de desequilíbrio no orçamento familiar, o que impossibilitará as vezes de ter as contas necessárias para manutenção do lar em dia.
Como podemos perceber a economia do tempo da Grécia até os dias atuais não mudou muita coisa do ponto de vista conceitual, desde administração do lar até as aquisições naturais e não naturais de Aristóteles, em alguns casos, como dizia o poeta “o futuro repete o passado”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp