Na manhã de segunda-feira (22) teve início, no auditório do Sebrae, a abertura do I Fórum de Planejamento do município de Rio Branco.
Em seu discurso de abertura do fórum que tem como objetivo debater o desenvolvimento sustentável da cidade, o prefeito Tião Bocalom afirmou que embora o conceito de desenvolvimento sustentável tenha sido mal empregado nos últimos tempos, Rio Branco se proporá a discutir estratégias de crescimento sustentável para a capital.
Bocalom citou que é necessário planejamento focado no bem estar e crescimento das pessoas.
“O desenvolvimento sustentável não foi um conceito mal utilizado, mas nós acreditamos em tripé em que um dos seus pontos seja o desenvolvimento econômico e por isso acreditamos nesse planejamento a longo prazo. Estou feliz pela abertura deste fórum e sei que ainda podemos fazer muito por Rio Branco”, diz.
A secretária de Planejamento de Rio Branco, Neiva Tessinari, diz que o fórum tem por objetivo do município em todas as esferas.
“O objetivo é discutir políticas públicas voltadas também para os indicadores dos objetivos de desenvolvimento sustentável e como incluir políticas públicas de desenvolvimento dentro da Amazônia”, diz.
Neiva Tessinari frisou que entre os temas abordados durante o evento estão os projetos de Lei do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCAN), o Plano de Mitigação de Mudanças Climáticas, a abertura de consulta pública para a lei orçamentária de 2023 e o lançamento do Desenvolvimento Econômico Local (DEL), na oficina de desenvolvimento econômico do município.
“Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são indicadores globais de política públicas que envolvem toda a parte de estrutura e infraestrutura, de organização e de planejamento municipal”, frisou.