5 maio 2024

75% da população de Rio Branco está endividada

Redação

Date:

75% da população rio-branquense está endividada, segundo pesquisa divulgada pela Confe- deração Nacional do Comércio (CNC). O levantamento apontou que o maior endividamento, são dos consumidores com renda mensal de até quatro salários mínimos, pois chegam em torno dos 85.3%, enquanto 73% dos entre- vistas revelaram que estão com dí- vidas parceladas para os próximos 6 meses, o que compromete 36% da renda mensal, “o que cria dificuldades para seu cumprimento com o orçamento doméstico, mesmo com dívidas menores do que as observadas no ano anterior”,alertou o consultor da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio), Egídio Garo.

Destacou que o maior compromisso financeiro destas famílias acreanas, são com as dívidas do cartão de crédito, que correspondem por 28% da sua renda, seguido do aluguel, dos empréstimos consignados, da alimentação e energia elétrica. Numa analogia ao divulgado pela PEIC/CNC e relacionado ao grau de instrução, os mais endividados possuem ensino médio completo e uma renda de até dois salários mínimos”, revelou Garo.

Apontou que o endividamento destas famílias acreanas, estão restritas à capital acreana, pois o endividamento representa 75% delas, que alegaram que não sobra recursos ao final de cada mês, para buscar organizar as finanças nas próximas semanas. Sem nenhuma perspectiva de aumento salarial por conta da inflação, o único caminho que lhe resta é buscar comprar o que precisa durante o mês com o cartão de crédito.

A Tribuna

Últimas