19 abril 2024

Rio Acre alcança 2ª menor cota em 8 anos e Defesa Civil leva água em carros-pipa para 20 comunidades na capital

Redação

Date:

Na medição realizada às 6h desta terça-feira, 12, o manancial marcou 2,01 metros; estiagem severa pode agravar situação

“Essa é a pior cota do Rio Acre dos últimos 8 anos, com exceção de 2016”. A declaração foi feita pelo coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão. Na medição realizada às 6h desta terça-feira, 12, o manancial marcou 2,01 metros.

“A situação está complicada. Nesta quarta-feira, 13, provavelmente, o nível do rio estará abaixo dos dois metros. Estou em Brasília, visitando o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), buscando ajuda, e respostas para essa situação, que se agrava com o passar dos dias”, enfatizou Falcão.

O gestor também frisou que já iniciou a Operação Estiagem, que visa abastecer, duas vezes por semana, 64 caixas de 18 comunidades da zona rural de Rio Branco.

“Já estamos levando água potável para essas localidades. Também estamos monitorando a questão da qualidade do ar, e também as queimadas, que fazem parte desse período seco. Defesa Civil continua em alerta, e o trabalho está sendo intensificado em todo município”, concluiu o coordenador.

A Gazeta do Acre

Últimas