24 abril 2024

Nova espécie de macaco exclusiva da Amazônia é encontrada no Acre

Redação

Date:

A Amazônia se tornou ainda mais diversa: uakari dos Kanamaris (Cacajao amuna), uma nova espécie de primata exclusiva do bioma, foi descrita cientificamente. Conhecido como macaco uakari, o primata possui características genéticas e coloração distintas dos outros macacos do gênero.

De acordo com Felipe Ennes Silva, pesquisador e colaborador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e responsável pelo estudo, a nova espécie tem pelagem mais branca e homogênea. “Além disso, não apresenta a pelagem de coloração alaranjada na região peitoral, como dos outros parentes”, conta.

Uma análise de DNA foi decisiva para comprovar a diferença genética entre os uakaris. A nova espécie ocorre no Rio Tarauacá, que banha os estados do Acre e Amazonas. “O nome faz referência direta aos Kanamaris do Juruá, um grupo indígena que é muito presente na região. Inclusive, ‘amuna’ significa ‘macaco uakari’ para os Kanamaris”, conta o pesquisador.

Ainda segundo ele, a região fica 700 quilômetros distante de onde outros tipos de uakaris são encontrados. Na área onde a nova espécie vive a taxa de desmatamento vem aumentando nos últimos anos, principalmente devido à BR 364 que conecta as cidades de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, no Acre.

“Os primeiros dados que analisei também mostram que esta espécie é sensível às mudanças climáticas, o que nos mantém em alerta, principalmente pelo fato do status de conservação do macaco ainda não estar definido”, conta.

Com informações G1

Últimas