29 março 2024

Lene Petecão reúne mais de 200 mulheres em seminário sobre o protagonismo feminino na política

Assessoria

Date:

Mais de 200 mulheres, de vários segmentos da sociedade, participaram do Seminário Elas Podem: O Protagonismo da Mulher na Política, promovido no último sábado, 16, em Rio Branco, pela vereadora e pré-candidata à deputada federal, Lene Petecão (PSD).

O encontro, pautou a importância de maior participação das mulheres na política contou com a presença do pré-candidato ao governo do Acre, senador Sérgio Petecão (PSD), e da pré-candidata ao Senado, deputada Vanda Milani. As pré-candidatas à deputadas estadual Nazaré da Roda Viva e Drielle Mendes também integraram a mesa de debates.

“Reunir essa quantidade de mulheres demonstra o quanto estamos preocupadas, sim, com o futuro do nosso estado e da política no Brasil. Porque lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive, construindo políticas públicas”, destacou Lene Petecão.

O foi pensado especificamente para que as mulheres pudessem verbalizar seus anseios e consolidar compromissos coletivos em prol de uma sociedade com mais respeito à vida e dignidade, tendo em vista que o Acre figura o primeiro lugar no ranking. Ao final do encontro, foi construído um documento que será entregue ao Petecão, para que assuma publicamente compromissos junto as mulheres, caso seja eleito.

Representatividade política

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população brasileira (51,13%) é feminina, e elas representam, segundo Tribunal Superior Eleitoral, 53% do eleitorado. No entanto, ocupam hoje menos de 15% dos cargos eletivos.

Das 17 vagas de vereadores na Câmara Municipal de Rio Branco, apenas duas (11,5%) são ocupadas por mulheres. Na Aleac, a realidade não destoa muito da capital, das 24 cadeiras parlamentares, apenas três mulheres são deputadas estaduais (12,5%).

Na Câmara dos Deputados, das 513 cadeiras, apenas 77 (15%) são ocupadas por deputadas. No Senado, somente 12 mulheres foram eleitas para as 81 vagas (14%). O Brasil ocupa a 140º posição no ranking de representação feminina no Parlamento.

Últimas