23 abril 2024

IFAC de Xapuri busca cooperação para intercâmbio internacional com países da fronteira

Gina Menezes

Date:

O diretor do Campus Xapuri do Instituto Federal do Acre (Ifac), Joel  Bezerra Lima, participou nos dias 04 e 05 de julho de uma agenda na Bolívia com a finalidade de expandir pesquisa, ensino e desenvolvimento da região de fronteira. No dia 04 a comitiva acreana do IFAC, formada por Joel Lima, Luiz Eduardo Guedes e Diego Rebouças, estiveram na Universidade Amazônica de Pando e no dia 05, na última terça-feira a equipe visitou a prefeita de Cobija onde trataram de ações conjuntas internacionais.

Segundo Joel Lima, os dois de reuniões no país visinhos, realizadas na segunda e terça-feira, foram muito proveitosas e resultará em uma parceria entre os dois países. “ Foram dois dias de reuniões muito proveitosas e que nos abriram o horizonte para uma cooperação internacional de ensino e pesquisa que poderá resultar em geração de riquezas de diversas formas para os dois países”, diz o coordenador.

Na visita realizada no dia 04 os brasileiros conheceram o centro de inovação tecnológica e uma fábrica de sucos em Cobija. Segundo Joel Lima, o Campus Xapuri trabalha justamente com a vocação de recursos naturais e produção alimentícia combinando com a vocação da cidade vizinha, a região de fronteira. “ Tivemos a oportunidade de conhecer e trocar experiências com nossos irmãos bolivianos. Visitamos a fábrica de doces e sucos.

Tem tudo haver com nossa forma de trabalho do campus  de Xapur onde trabalhamos com o eixo de recursos naturais e produção alimentícia”, diz.

Joel Lima diz que a partir da troca de experiências entre os campus universitários dos dois países surgiram várias ideias de cooperação.

“Que possamos fazer cursos, pesquisa, montando grupos de pesquisas internacionais dentro dos nossos eixos de interesse. Queremos fazer tudo com  foco em desenvolvimento econômico da fronteira e valorizar  também o que já é produzido”, diz.

O Campus do IFAC de Xapuri já possui parceria com outros lugares, como é o caso de Epitaciolândia e o próximo passo é abrir a área de cooperação. “O campus Xapuri é muito próximo da fronteira e já trabalhamos com parceria com Epitaciolândia.

O próximo passo é consolidar uma parceria com a Bolívia. Queremos ter Intercâmbios de conhecimentos e profissionais para enriquecer cada vez mais nossa fronteira”, diz.

Como resultado nas reuniões realizadas esta semana, haverá um encontro com países da tripla fronteira nos próximos dias. “ Nos dias 13 e 14 teremos um encontro em Epitaciolândia e iremos convidar representantes da Bolívia e Peru. Queremos ver possibilidades de crescimento e o arranjo produtivo daquele local”, diz.

Últimas