19 abril 2024

Governo prepara edital para concurso de oficial da Polícia Militar

Redação

Date:

Os candidatos que pretendem ingressar na carreira de oficial da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), a idade máxima será de 32 anos no quadro de oficial combatente, enquanto no quadro de oficial de Saúde de 40 anos de idade. Exceto para os militares que se encontrem em atividade na corporação, que ficam isentos desta exigência de idade máxima.

As 20 vagas destinadas a área da Saúde são voltadas para médicos e dentistas, e mais de 30 vagas são destinadas ao cargo de oficial combatente.

O processo seletivo foi autorizado pelo governo do Estado, mas agora cabe à equipe técnica da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplag), em conjunto com os oficiais da corporação sentarem para estipular as regras do edital deste certame, de acordo com a legislação vigente, tanto pra idade quanto pra formação dos novos oficiais.

De acordo com o presiden- te da Associação dos Militares do Estado do Acre (AME/AC) Kalyl Moraes de Aquino, informou que a entidade buscará de forma pacífica dialogar com o Comando-Geral da PMAC, para que os colegas da caserna com nível superior possa participar do processo seletivo das vagas destinadas a oficial combatente. Desde o primeiro se- mestre deste ano que os deputados reconheceram o direito de outros cursos de nível superior servirem para ingresso no quadro de oficial, porém a redação da lei que foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC), mas que estipulou limites do ingresso para quem tivesse bacharelado.

Critérios

Kalyl observou que com base nos critérios anteriores, para participar do certame o candidato deve apresentar o certificado em bacharel de Direito, exceto nas vagas destinadas aos profissionais de Saúde. “Este concurso será extensivo aos militares que já fazem parte do quadro da corporação, inclusive os sargentos que atendam aos requisitos estabelecidos no edital.
Esclareceu que para aqueles que já compõem o quadro da PMAC (soldados, cabos e sargentos), o quesito idade está dispensado, uma vez que já “cumpriram” este requisito na época de ingresso na instituição. Acrescentou ainda, que o quadro efetivo da Polícia Militar do Acre se encontra defasado há algum tempo.

Tanto o quadro de soldados praças quanto de oficiais da corporação. “Tivemos o chamamento da última turma de Soldados do Cadastro de Reserva e isso foi um ganho substancial para o efetivo de soldados”, comentou.

Com informações A Tribuna

Últimas