28 março 2024

Goleiro Weverton é destaque dentro e fora do campo

Redação

Date:

Conhecido pela sua excelente atuação como goleiro do Palmeiras, Weverton tem mostrado ser excelente não somente no gol. Natural de Rio Branco, Acre, o camisa 21 tem conquistado feitos que o colocam nos holofotes esportivos. Weverton recentemente alcançou a marca de uma quantidade grande de tempo sem tomar gols e ainda teve um ato de gentileza na última partida pela Copa do Brasil. Veja os feitos recentes do arqueiro

Weverton supera marca de Oberdan Cattani 

Na partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada no dia 10 de julho, Weverton foi uma das peças chave da sua equipe ao enfrentar o Fortaleza, assegurando o bloqueio ímpar para o seu time. A partida trouxe para o goleiro um marco emblemático, já que o seu desempenho em campo configurou para ele o equivalente a 122 partidas sem levar um único gol enquanto esteve vestindo a camisa palmeirense.

A importante conquista de Weverton, trouxe à tona a recordação de uma outra grande referência do passado. Já que o goleiro superou outra lenda do Palmeiras, Oberdan Cattani, que vestiu a camisa alviverde durante as décadas de 40 e 50, um dos maiores goleiros da história do time. Cattani ficou marcado na história ao realizar o marco de chegar a 121 partidas sem ter tomado gol, Weverton superou esta marca, no jogo marcado pelo apagão que resultou no fim da partida. 

Uma curiosidade, na história do Palmeiras, além de Cattani, ainda outros goleiros que se destacam quando o assunto é ter o maior número de partidas sem ter sofrido gol. O dono do recorde atual é o jogador Emerson Leão, que permaneceu intacto com o total de 308 partidas sem gol, em seguida está o goleiro Velloso, que defendeu com êxito o total de 186 partidas sem ter sofrido gols. Completando o top 4 estão também os jogadores Valdir de Moraes e Marcos, que atingiram, respectivamente, a quantia de 156 e 149 partidas.

Torcedor Palmeirense ganha luvas de goleiro Weverton 

Mesmo na derrota, Weverton sabe ser vitorioso. Antes do início da partida, após o aquecimento do goleiro palmeirense, um torcedor alviverde que se encontrava na arquibancada chamou a atenção de Weverton, que se aproximou e deu ao torcedor, Vinicius Barbosa, um presente tão especial quanto o torcedor: suas luvas.

Portador de paralisia cerebral, o torcedor palmeirense que acompanhou a partida no estádio Allianz Parque, teve a derrota do seu time do coração amortecida pelo presente recebido das mãos do seu ídolo, Weverton. O Palmeiras segurou o placar de 2 x 1 para o adversário no tempo normal da partida. Já nos pênaltis, o rival paulista alcançou um resultado positivo nas batidas de pênaltis, eliminando o Palmeiras e avançando para as quartas de final da competição da Copa do Brasil.

Embora a partida não tenha sido favorável para os palmeirenses, a atitude de Weverton repercutiu de forma positiva:

 “Eu saí feliz e triste ao mesmo tempo. Não sou um cara que gosta de perder, mas o presente acabou sendo maior. A repercussão foi muito legal. É legal ver as pessoas falando que nunca é o futebol e elogiando atitude dele. É trazer a representatividade para a gente que viu alguns jogos essa semana trazendo algum tipo de violência. Foi um momento bem legal para trazer isso à tona” – comentou o torcedor Vinicius Barbosa, cuja paralisia afeta apenas a função motora, mas não a capacidade cognitiva.

Goleiro que começou no Juventus tem grandes pelo Verdão

Desde que o goleiro entrou para o Palmeiras, o goleiro carrega consigo o total de 5 títulos,1 Vencedor da Recopa Sulamericana, 1 Copa do Brasil, 1 Brasileirão Série A, 2 Libertadores das Américas. Em todos os títulos ele foi o protagonista em várias defesas que o tornam peça chave do elenco de Abel Ferreira.

A história de Weverton é um pouco diferente, desde que atleta nem sempre sonhou em ser goleiro, já que ele iniciou na posição ofensiva do campo, no time local acreano Andirá. E de fato, custou para abandoná-la, já que ele tinha o Ronaldo Fenômeno como grande inspiração. Porém, em um certo dia de falta do goleiro do time local, Weverton se arriscou em substituí-lo. Na nova posição, anos depois, fez com que o jogador acreano fosse contratado pelo Atlético Clube Juventus.

Jogando pelo Juventus, aos 17 anos, Weverton estreou como goleiro titular contra o Corinthians, pela Copa São Paulo Júnior, em 2004. A partida rendeu ao goleiro uma mudança de vida mesmo perdendo por 1 a 0, pois seu desempenho foi excelente mesmo levando um gol. Tamanho talento despertou interesse do Timão, que ofertou um teste para o jovem, onde ele fez e passou. Embora ele nunca estivesse em primeiro plano, foi no clube paulista que o goleiro se profissionalizou e só depois fez fama e grande carreira no Palmeiras

Últimas