20 abril 2024

Com recursos de R$ 2,5 milhões de Vanda Milani, Clínica Popular de Oftalmologia inicia atividades em Rio Branco

Assessoria

Date:

A deputada federal (PROS-AC) angariou recursos através de emendas parlamentares para a realização de exames e cirurgias oculares de forma gratuita.

A deputada federal (PROS-AC), Vanda Milani, viabilizou mais de R$2,5 milhões de reais em recursos de emendas parlamentares para o funcionamento de uma Clínica Popular de Oftalmologia, em Rio Branco. Procedimentos oftalmológicos como exames de vista para a análise de grau, bem como para a detecção de doenças oculares e cirurgias de catarata deverão ser realizados de forma gratuita. O lançamento dos serviços da Clínica Popular Veloso ocorreu na última terça-feira, dia 19 de julho.

A destinação do recurso para a viabilização da clínica foi uma iniciativa da parlamentar em resposta a uma preocupação com a fila de espera para procedimentos oculares e dos cuidados com a saúde dos olhos, em unidades de saúde no estado. Com os recursos, a parlamentar acredita que os pacientes poderão usufruir dos serviços de oftalmologia mais rapidamente, evitando possíveis complicações e o avanço de doenças oculares.

“É com muita dedicação que tenho ouvido o que a nossa gente necessita desde que me coloquei à disposição da população. E foi ouvindo a população que percebi o quanto é necessário levar atendimentos oftalmológicos de forma gratuita para a nossa gente. Eu espero que com a clínica, aqueles que mais precisam possam ter atendimento de qualidade e com a rapidez que precisa”, declarou Milani.

A unidade de atendimento é operada em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Clínica Popular Veloso, e recebe 30 pacientes diariamente, sendo 15 pela manhã e 15 pela parte da tarde. A expectativa é de que sejam realizados 400 procedimentos de exames e cirurgias por mês. 

Para ser atendido na clínica, é necessário que o paciente passe por uma triagem nas Unidades Básicas de Saúde  (UBS) ou nas Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs), no município de Rio Branco. Com a triagem, o paciente recebe o encaminhamento que deve ser entregue ao setor de regulação, em seguida, o agendamento será confirmado por telefone.

 

Últimas