20 abril 2024

Metrópoles e colunista Leo Dias pedem desculpas a Klara Castanho

UOL

Date:

Horas após a atriz Klara Castanho, 21, contar nas redes sociais que gestou e fez a doação de um bebê, que seria fruto de um estupro, o colunista Leo Dias e o portal que hospeda a coluna dele, o Metrópoles, publicaram pedidos de desculpas à artista, após publicação de dados sigilosos sobre o caso.

Citados em reportagens sobre o tema, a apresentadora Antônia Fontelle e o jornalista Matheus Baldi também se manifestaram a respeito do assunto.

No sábado (25), a jovem divulgou uma carta aberta em seus perfis nas redes sociais, horas depois de uma série de ataques no Twitter a criticando por não ficar a criança. O movimento foi registrado após manifestação da apresentadora Antônia Fontenelle, a partir de um vídeo de Leo Dias numa entrevista na TV. Ambos trataram o assunto sem mencionar o nome da atriz ou o crime de estupro.

Após a divulgação da carta aberta de Klara Castanho, o colunista publicou o nome da atriz e dados do nascimento da criança, incluindo hora e local de nascimento, cujo sigilo é resguardado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, em reportagem veiculada no site Metrópoles. O conteúdo foi deletado pouco mais de duas horas depois.

Segundo o Metrópoles, o site errou por ter permitido que detalhes “sobre o triste caso envolvendo uma mulher em situação de extrema vulnerabilidade” fossem publicados.

“Não há justificativa que sustente o argumento do interesse público em conhecer detalhes sobre uma história em que os únicos interessados são a vítima e seus familiares. E, neste caso, a Justiça e o Ministério Público, que intercederam para ajudar Klara no processo de adoção da criança”, afirmou o veículo de comunicação em nota oficial.

De forma semelhante, o jornalista Leo Dias se pronunciou, neste domingo (26), pelas redes sociais. Ele pediu desculpas a Klara e deu detalhes sobre como teve acesso às informações a respeito da atriz, há um mês, e por que, após apurar detalhes por telefone com a atriz, logo após o parto, decidiu não publicar o caso em sua coluna.

“Na conversa, Klara me relatou a violência de que foi vítima. E sua decisão de entregar a criança para a adoção. Me pediu que eu não escrevesse sobre o assunto. E eu, prontamente, me comprometi com ela a não expor a história publicamente”, afirmou Dias.

Últimas