28 março 2024

IFAC e Meta suspendem aulas presenciais por causa da Covid-19

Redação

Date:

A reitoria do Instituto Federal do Acre (IFAC) suspendeu as aulas presenciais por uma semana no campus da capital acreana após o registro de um surto de covid-19, assim como o Colégio Meta suspendeu as aulas presenciais desde a semana passada, depois confirmar diversos casos com sorologia positiva.

A gerente do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) Janaina Mazaro disse que casos de covid-19 com sorologia positiva registrados na capital acreana não refletem os dados que estão chegando das unidades de referência.

A gestora esclareceu que as amostras que chegaram até o laboratório são pequenas, em comparação aos meses anteriores, para que a equipe de vigilância epidemiológica possa fazer o sequenciamento genético para identificar a variante que está circulando no estado. “Pedimos as pessoas que fizeram o teste rápido e testaram positivo para covid-19, nos procurar no Lacen para fazer o exame de RT/ PCR”, sugeriu Mazaro.

Antecipou que com a chegada da terceira onda da variante ômicron no começou do ano no Acre, a equipe do Lacen chegaram a registrar 5.256 amostras com positividade de 54,1%, enquanto em fevereiro as amostraram caíram para 2.626 casos, no mês de março fechou com 510 amostras, no mês seguinte (abril) contabilizou 440 amostras, em maio apenas 404 casos e nesse mês de junho fechou com 430 amostras, um pequeno acréscimo em comparação com o mês anterior.

“Precisamos de um grande volume de amostras para fazer o nosso papel de vigilância laboratorial dos vírus circulantes no estado”, comentou.

Para o coordenador do Centro de Infectologia Charles Mérieux (CICM) Daniel da Matta, ainda é muito precoce falar da chegada da quarta onda de covid-19 no Acre. Destacou que de janeiro a feverei- ro deste ano, o laboratório chegou a fazer mais de 2.500 testes com positividade de aproximadamente 40% das amostras analisadas, mas nesse mês fizeram menos de 100 testes com positividade abaixo dos 10%.

“Com base nos indicadores não podemos fazer uma análise do aumento dos casos de covid-19 na capital acreana”, finalizou.

A Tribuna

Últimas