20 abril 2024

Edvaldo Magalhães e Jonas Lima visitam produtores de café do Projeto Tocantins e reforçam apoio à cultura

Assessoria

Date:

“Ver de perto para contar de certo”. Foi assim que o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB), acompanhado do deputado Jonas Lima (PT), resumiu a visita, na última quarta-feira (15), ao Projeto de Assentamento Tocantins, em Porto Acre, que desponta como um novo polo produtor de café no Acre.

Os parlamentares conheceram as lavouras de produtores da Agricultura Familiar. Entusiasmado com o projeto, Edvaldo disse que é preciso o abraço do poder público a esta cultura que teve início em Acrelândia, passando por Manoel Urbano, consolidada em Mâncio Lima e em ascensão em Porto Acre.

“Nada melhor que ver de perto, para contar de certo. Aqui, nós temos um núcleo de famílias da Agricultura Familiar, que com seu esforço próprio, que sem nenhuma contribuição, absolutamente nenhuma ajuda do poder público, iniciaram a produção do café, diversificando sua produção e buscando valorizar sua propriedade. Já chegaram num ponto que há a necessidade de investimentos maiores, por isso que aqui vai ser instalado um secador para que possa animar ainda mais àqueles que começaram do zero”, disse Edvaldo Magalhães.

Em outro ponto da fala dele, o parlamentar disse que “é preciso incluir estes produtores e outros, num programa local da cafeicultura. Aqui está comprovado que, em pequenas áreas, você vai melhorar em muito a vida da família, gerando uma nova frente de arrecadação e de divisas para o município e de crescimento econômico para o Estado do Acre”.

E acrescentou: “Acrelândia deu um exemplo, depois foi por Manoel Urbano, Mâncio lima se destacou no crescimento dessa cultura e Porto Acre vai ser um novo polo na produção do café. Parabéns a todos os produtores daqui e contem com nosso apoio, inclusive com investimentos para que isso aqui vá para frente”.

Jonas Lima afirmou que a visita ao Projeto Tocantins tem um objetivo: “estou muito feliz, vocês acreditaram. Nós estamos aqui para dar este apoio político. No que depender de mim, na Assembleia, eu e o Edvaldo, nós vamos fazer. Eu acredito na Agricultura Familiar, acredito que podemos melhorar a vida do homem do campo com uma nova economia. Dizem que a cafeicultura é só para os grandes, e aqui vocês estão provando que a cafeicultura é para o pequeno e para o médio produtor. Aqui é a prova que dar certo, com incentivo”, disse o deputado.

Os produtores rurais destacaram ainda o apoio que a comunidade recebe da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC). Foi a partir de uma emenda dela que foi possível a compra de um caminhão para atender os moradores do Tocantins.

Últimas