25 abril 2024

Edvaldo Magalhães destaca atuação da Aleac para garantir moradia às famílias de área no Defesa Civil

Assessoria

Date:

Em discurso na Assembleia Legislativa do Acre, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) ressaltou a reunião entre o staff do governo, moradores sem-teto que ocupam uma área no bairro Defesa Civil e parlamentares que aconteceu nesta terça-feira, 28. A área em questão corresponde a 2 hectares, de propriedade do Estado.

Edvaldo disse que ficou pactuado que as famílias permanecerão na área, neste momento, e um cadastro será feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedur), na próxima quinta-feira, 30.

“O Estado constatou que eles precisam. O óbvio foi constado e assumido e nós cumprimos o papel de reservar um bom tempo e ganhar muito tempo para evitar conflitos. Os secretários atenderam prontamente, é bom que se diga, ouviram, questionaram. Se construiu um bom acordo. Um bom acordo é melhor que uma briga longa. Vamos continuar acompanhando”, disse Edvaldo Magalhães.

O deputado destacou a atuação do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão. De acordo com ele, Brandão foi sensível ao perceber que o decidido pela Justiça, a pedido do Estado, não poderia ser cumprido. Ou seja, a retirada das famílias.

“O Acre assistiu quase que um confronto entre a execução de uma ordem de reintegração de posse que o Estado pediu e a Justiça deferiu. No momento da execução, no cumprimento dessa ordem, mas ainda bem que um secretário, responsável pelo acompanhamento e cumprimento da ordem, teve sensibilidade. Percebeu que o decidido era impossível d ser cumprido. Eram famílias desprovidas de tudo e o cumprimento do que foi pedido pelo estado, significaria um confronto e o derramamento de sangue. A Assembleia se transformou no palco da mediação. Aqui quero cumprimentar o deputado Jenilson que trouxe o tema para esta Casa”.

Últimas