quarta-feira, junho 29, 2022
27.3 C
Rio Branco
quarta-feira 29 junho 2022

Vigilância Sanitária encontra quase 1 tonelada de alimentos vencidos em núcleo de Sena Madureira

POR Redação

A Vigilância Sanitária de Sena Madureira fez na tarde desta quinta-feira, 26, uma grande apreensão de alimentos vencidos que seriam destinados à alimentação de estudantes da rede pública estadual. Ao total, de acordo com a vigilância, foram apreendidos cerca de 833 quilos de alimentos impróprios para consumo.

São fardos de feijão, biscoito e óleo com data de validade vencida. “Os fardos de alimentos com data de validade vencida foram encontrados no depósito estadual da merenda escolar. Foi feita uma grande apreensão e alguns desses produtos já estavam em uma escola do estado e já estavam destinados à alimentação dos estudantes”, afirma Rodrigo Bortolan, coordenador da Vigilância Sanitária de Sena Madureira.

Há ainda a informação de que parte dos alimentos já estava em sacolões que já estavam prontos para serem destinados às escolas da zona rural.

Rodrigo conta agora o que será feito com os alimentos e qual o procedimento aplicado ao núcleo estadual de educação de Sena. “Foi feito um auto de infração e agora vai correr um processo administrativo sanitário onde vai ser julgado e pode ir de uma advertência até a multa”, explica.

O mais grave é que em um estado onde há milhares de pessoas na linha abaixo da pobreza, quase uma tonelada de alimento, que poderia matar a fome de tantas crianças e adolescentes nas escolas, vai ser inutilizada. “A lei determina que os alimentos sejam destinados ao aterro sanitário, já que estão vencidos”, afirma Rodrigo.

A direção do Núcleo de Educação de Sena Madureira é de responsabilidade da professora Irlane Diniz.

A reportagem procurou a Secretaria de Educação que enviou uma nota à redação onde afirma que todas as escolas da rede estadual de ensino, assim como os centros de armazenamento e distribuição de alimentos, são orientadas a separarem os itens que estão com data de validade próxima ao vencimento e adotarem os procedimentos estabelecidos, conforme a situação. No caso de alimentos já vencidos ou que apresentem condição imprópria para consumo, a orientação é a separação e o encaminhamento imediato para o descarte adequado em aterro sanitário municipal.

Diante do ocorrido, a Secretaria afirma que irá abrir processo administrativo para apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis junto aos responsáveis.

Ac24horas

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img