24 abril 2024

Terremoto no Peru de magnitude 7,2 é sentido em Rio Branco

Redação

Date:

Tremor foi sentido por volta das 7h (horário do Acre) desta quinta-feira (26). Morador de prédio residencial informou que sentiu leve tremor por cerca de 20 segundos.

Um terremoto de 7,2 de magnitude atingiu a região do Peru e Bolívia, na manhã desta quinta-feira (26), e foi sentido na capital acreana, Rio Branco.

Os índices do USGS (serviço geológico dos EUA) mostram que o tremor fica na região de Puno, próximo da fronteira com a Bolívia. Relatos nas redes sociais dizem que o tremor também foi sentido no Chile, no Equador, na capital boliviana e em Rio Branco.

O terremoto ocorreu a uma profundidade de 212 km (132 milhas), disse o USGS.

Ao g1, o médico Thadeu Moura relatou que estava em casa, em um apartamento no bairro Aviário, em Rio Branco, quando sentiu o tremor. “O pessoal do 8º, 9º e 10º andar todo sentiu. Foi por volta das 7h que aconteceu, os lustres balançaram, tudo balançou. Acredito que tenha sido uns 20 segundos ou mais.”

Nas redes sociais, um morador disse que viu a piscina “fazendo ondas” e desconfiou que poderia ser um terremoto. Outro internauta afirmou que o tremor foi sentido aqui na Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O g1 tenta confirmar com a secretaria se foi preciso fazer algum procedimento.

Elaína Barbosa estava no 11º andar do seu prédio no bairro do Aviário, em Rio Branco, quando foi acordada pelo tremor de terra. Ela disse que foi um susto e que sentiram por volta das 7h20.

“Demorou por volta de 40 segundos, 1 minuto, porque acordamos e já estava balançando. Minha filha Vanessa já estava acordada, disse que a cama balançou. O violão que fica na parede balançou bastante e no banheiro as toalhas também balançaram. Assim que sentimos, corremos para a sala, os lustres também estavam balançando. Foi tenso, um susto”, diz.

G1

Últimas