24 abril 2024

STJ agenda julgamento de recursos de Gladson sobre Operação Ptolomeu

Redação

Date:

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá julgar recursos impetrados pelos advogados do governador Gladson Cameli em Brasília pedindo anulação do inquérito da Operação Ptolomeu, desencadeada em dezembro do ano passado. O julgamento deverá ocorrer no dia 18 de maio.

A medida deveria ter entrado em pauta em abril, porém, foi adiada. Os recursos que tem como relatora a ministra Nancy Andrighi. O órgão controlador deverá julgar analisar medidas cautelares impostas a ex-membros do governo e a familiares do chefe do executivo.

Operação Ptolomeu

Segundo a investigação da PF do Acre, o grupo, formado por empresários e por agentes públicos ligados à gestão estadual, aparelhou a estrutura do governo para cometer crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, desviando recursos públicos e ocultando a destinação dos valores.

A CGU apurou que as empresas envolvidas têm diversos contratos com o governo acreano. Parte deles envolve convênios federais e repasses relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Não foram especificados quais contratos são considerados suspeitos.

Durante a investigação, foram identificadas diversas transações financeiras suspeitas em contas correntes, pagamentos de boletos de cartão de crédito, transações de imóveis de alto valor e aquisições de veículos de luxo por valores mais baixos do que os de mercado. Também foi verificado que o grupo frequentemente movimentava grande quantidade de dinheiro em espécie, inclusive com uso do aparato de segurança pública do estado.

Últimas