Na capital do Acre, não há aplicativo para acompanhar os horários dos coletivos, mas Vanderlei Fernandes deu um jeitinho. Grupos no WhatsApp recebem as informações da rota em que ele dirige.
“Atenção, senhores passageiros, acadêmicos, universitários, fiquem ligados para mais uma largada da nave! São 12h02, marcando agora no meu relógio, confira na sua escala. Linha 707, a nave já está pronta, as turbinas já estão ligadas. Nesse exato momento, estou saindo do Terminal da Ufac, dentro de 3 minutos vou estar passando dentro da Ufac a 60 km/h, a todo vapor. Partiu! Venha para a parada para você não perder a nave. Fui!”
É assim que o motorista de ônibus Vanderlei Fernandes, de 47 anos, costuma informar aos seus passageiros a localização exata do ônibus que ele dirige, inclusive, uma das linhas mais movimentadas, já que o carro 707 atende alunos do Instituto Federal do Acre (Ifac) e universidades de Rio Branco, incluindo a Ufac.
Em Rio Branco, atualmente não há um aplicativo que mostre em tempo real a movimentação dos carros do transporte público. A capital acreana até chegou a ter, há alguns anos, um aplicativo para isso, mas hoje a ferramenta não funciona mais.
Mas, já que não há um aplicativo específico para o transporte público, pelo menos nessa linha encabeçada por Vanderlei, criou-se uma verdadeira corrente de gentileza e generosidade aliada à tecnologia.
Vendo a dificuldade de muitos passageiros, que perdiam o ônibus ou ficavam muito tempo esperando os coletivos nas paradas, os próprios passageiros decidiram criar um grupo onde tivesse essa comunicação e precisavam de um motorista disposto a se comunicar com o grupo.
E foi aí que entrou Vanderlei. Dos seus 47 anos de vida, há sete ele se dedica ao transporte público e é simplesmente amado pelos passageiros que topam com ele entre 5h às 15h, horário em que ele pilota o ônibus, ou melhor, a nave, como ele se refere, e que conduz, em sua maioria, estudantes.
Devido à pandemia e as aulas presenciais terem ficado suspensas por dois anos, o grupo andava meio parado, mas com a volta da rotina, os grupos do “Ifac/universidades” voltou com força total e conta com o acompanhamento da rota em tempo real.
“Eu via muito assalto e ficava pensando que devia ter algo para ajudar esses alunos, algo que fizesse com que eles ficassem pouco tempo na parada, porque quanto mais tempo ficavam lá esperando o ônibus, mais expostos ao risco eles ficavam. Então comecei a mandar mensagens escritas no grupo, mas não pegou muito, então passei a gravar áudios mais animados e aí eles adoraram”, relembra.
Sempre com muito bom humor, Vanderlei avisa no grupo quando está saindo do terminal. Ele faz isso antes de sair, com o carro ainda parado no terminal. Após isso, enquanto está na direção, os outros passageiros que começam a subir é que ficam responsáveis por passar a localização em tempo real do carro no grupo.
“A ideia do áudio era uma forma de deixar tudo mais divertido, porque o aluno nem sempre acorda bem, tem que madrugar para pegar o ônibus, então já é uma forma de animar mais eles”, conta.
Agora, segundo Vanderlei, os alunos não ficam mais nem cinco minutos na parada. A redução nesse tempo parado esperando o ônibus, para o motorista, garante ainda mais a segurança do passageiro.
“Tirou muito eles do risco. Me agradecem muito, porque dizem que não é minha obrigação como motorista, mas que faço e que acabo ajudando bastante. O primeiro áudio é meu e aí, conforme eles vão entrando, oriento que mantenham o grupo informado de onde estamos passando e tem dado certo.”
Hoje são pelo menos quatro grupos no WhatsApp, um deles tem mais de 200 participantes. Além disso, os outros também acumulam muita gente. O motorista diz que não dá conta de atualizar todos os grupos e mantém apenas um e aí cada um vai repassando as informações.
O grupo agora se organiza para migrar para o Telegram, que tem capacidade para mais pessoas e assim deve facilitar ainda mais.
G1