16 abril 2024

Leo de Brito entrega máquinas e equipamentos para produtores rurais do Bujari, Capixaba e Rio Branco

Assessoria

Date:

Fortalecendo a produção rural nos municípios, o deputado federal Leo de Brito (PT-AC) entregou nesta segunda-feira, 2, máquinas e equipamentos agrícolas para os municípios de Bujari, Capixaba e Rio Branco. A emenda parlamentar destinada por Leo de Brito para a aquisição dos equipamentos e máquinas foi no valor de R$ 704.120 mil.

Os beneficiados por essa entrega são a Associação de Produtores Rurais Três Fronteiras, do Bujari que recebeu um microtrator e uma carreta-reboque agrícola basculante. O Projeto de Assentamento Antônio de Holanda, do Bujari, recebeu um microtrator e a Cooperativa de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Polo Agroflorestal Dom Moacir recebeu um motocultivador. Os produtores do Polo Wilson Pinheiro, de Rio Branco, foram beneficiados com um motocultivador.

Em Capixaba, a Associação dos Produtores Rurais do Seringal Capatará recebeu um microtrator, uma carreta-reboque agrícola basculante e um motocultivador.

“Esses 23 equipamentos que estamos entregando para vários municípios são essenciais para garantir a produção rural dos pequenos agricultores que precisam equipamentos como esse, de apoio na assistência técnica e da garantia de trafegabilidade nos ramais para produzir e estamos ajudando, por meio do nosso mandato, para que essas pessoas possam construir um bom futuro”, pontuou Leo de Brito.

Mais renda e melhores condições de trabalho para os produtores

Narciso Souza, produtor do Projeto de Assentamento Antônio de Holanda, confirma que a entrega dos equipamentos beneficia muitos trabalhadores rurais. “São agricultores que precisam muito disso. Os produtores de verdura estão só alegria. O deputado Leo está cumprindo com o compromisso firmado por ele”, disse o produtor.

Segundo Narciso, cerca de 400 famílias serão beneficiadas pelo maquinário e equipamentos. São agricultores familiares que atuam na área de produção de verduras como milho, mandioca, banana. “As máquinas ajudam demais a lidar com o barro que é duro. Um trator desses faz o serviço de dez homens, em uma hora”, afirmou Narciso Souza.

O agricultor Francisco Souza de Oliveira, do Projeto de Assentamento Walter Arcer, do Bujari, conta que atualmente há 538 famílias assentadas no local e atuam na produção de hortaliças, mas também há arroz e mandioca.

“Essas máquinas nos deixam muito felizes. Vocês não têm noção de como isso vai ajudar no nosso trabalho. Vai agregar. O produtor poderá produzir mais, vai aumentar a renda. Quanto mais o poder público se aproxima das comunidades, mais as comunidades se desenvolvem. Esses equipamentos são uma benção. O deputado Leo tem visto nossa luta e nós somos gratos”, acrescentou o produtor rural.

A solenidade de entrega do maquinário ocorreu na sede do Incra, na capital, e foi feita pelo deputado Leo de Brito e o secretário de Estado de Produção e Agronegócio, Edivan Maciel. Azevedo. O evento também contou com a presença do deputado estadual Daniel Zen (PT), vereador do Bujari Jairo Pinheiro e do presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Carlos Omar.

“É motivo de muita alegria fazer o repasse desses equipamentos oriundos da emenda do deputado Leo de Brito, que tem uma sintonia fina com o movimento da agricultura familiar. Atendemos essa solicitação e nos comprometemos em acompanhar tanto a operação desses equipamentos, quanto a assistência técnica para que esses produtores possam aproveitar o máximo potencial desses equipamentos, produzir mais e isso alavancar a economia rural, a melhorarem suas rendas e, fazer chegar alimentos saudáveis e a preço justo nas cidades”, disse o secretário de Agronegócio do Estado.

Últimas