Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (6) mostra estabilidade na disputa à eleição presidencial. O ex-presidente Lula (PT) continua à frente, com 44%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31%. No levantamento anterior, publicado em 22 de abril, o petista tinha um ponto percentual a mais. A oscilação, no entanto, está dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais.
O petista aparece com 44% das intenções de voto, um ponto a menos do que o levantamento anterior, divulgado pelo Ipespe em 22 de abril, enquanto Bolsonaro se manteve com 31%. Os dois, no entanto, se mantiveram distantes do segundo pelotão de candidatos.
Ciro Gomes (PDT) tem 8% e João Doria (PSDB), 3%. André Janones (Avante) soma 2%. Os três mantiveram os percentuais da pesquisa passada. Já Simone Tebet (MDB), que tinha 2% em abril, agora aparece com 1% das intenções de voto. Os entrevistados que responderam “nenhum/não iria votar/branco/nulo” somam 8%. Não souberam ou não responderam, 2%.
Na simulação do segundo turno, Lula venceria Bolsonaro com 54%, contra 34%. A diferença de 20 pontos percentuais é a mesma da simulação anterior. A pesquisa foi realizada no período de 2 a 4 de maio de 2022 com mil entrevistados por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-03473/2022.