19 abril 2024

Frio de 13 graus chega ao Acre na próxima semana, avisa Friale

Notícias da Hora

Date:

A chegada ao Acre, nesta quarta-feira, 11, de uma fraca onda polar e a incursão de umidade do oceano Atlântico deixam a atmosfera em condições favoráveis à ocorrência de chuvas, que podem ser acompanhadas de raios, ventanias e queda eventual de granizo em algumas áreas de qualquer município do estado. Tais chuvas ocorrerão nesta quarta-feira e no dia seguinte.

As chuvas já começaram a ocorrer deste o dia anterior, terça-feira, com registros de acumulados significativos, entre 10 e 25mm, em Brasileia, em Assis Brasil, em Feijó, em Mâncio Lima e no Parque Estadual do Chandless.

O próximo fim de semana, até domingo, dia 15 de maio, será quente, com sol, nuvens e possibilidade de chuvas rápidas e pontuais, em todo o Acre.

As temperaturas máxima vão oscilar entre 31 e 34ºC e as mínimas, entre 21 e 24ºC, em todos os municípios acreanos.

Frio intenso chegará ao Brasil na próxima semana

Uma poderosa massa de ar frio polar entrará no Brasil na próxima semana. A temperatura cairá brusca e acentuadamente em mais da metade do território nacional. Até o sul do Pará e do Piauí sentirão a presença dessa onda polar. No Distrito Federal, em Goiás e em Mato Grosso, as temperaturas poderão cair para menos de 7ºC. Em Brasília, pode chegar a 4ºC. A sensação térmica, para quem estiver exposto aos fortes ventos que estarão soprando, deverá ficar abaixo de zero.

No sul do Brasil e nas regiões serranas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, os termômetros marcarão as menores temperaturas do ano, até o momento, ou seja, negativas e inferiores a -5ºC.

No entanto, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, essa onda de frio polar não será muito forte, mas o suficiente para provocar novos recordes de frio do ano, com mínimas que poderão chegar a 13ºC, ou menos, principalmente, nas cidades acreanas do leste e do sul do estado e nas cidades do sul e do oeste de Rondônia. No Acre, a massa de ar polar começará a chegar no início da próxima segunda-feira, dia 16 de maio, mas será nos dias seguintes que a temperatura noturna ficará mais baixa.

Todavia, embora essa onda polar, no Acre, não será tão forte, as noites ficarão frias, com temperaturas abaixo de 17ºC, durante, pelo menos, sete dias consecutivos. A umidade do ar ficará muito baixa e os dias estarão secos e ensolarados.

Últimas