18 abril 2024

Edvaldo Magalhães diz que governo peca ao não planejar o início do ano letivo na zona rural por falta de transporte escolar

Assessoria

Date:

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), líder da oposição na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), denunciou, nesta terça-feira (3), a falta de planejamento por parte da Secretaria de Estado de Educação (SEE) para o início do ano letivo na rede pública de ensino na zona rural. Ele pontuou que é inadmissível que o ano letivo sofra atraso por falta de transporte escolar.

“Deixou para fazer sem nenhum tipo de planejamento. A justifica do transporte terrestre é que, os que ganharam a licitação, não estão com os carros adaptados. Que se coloque na ordem do dia o requerimento do deputado Daniel Zen para chamar o secretário [Aberson Carvalho] aqui. A reclamação é geral. Está faltando professores, tem professor no cadastro de reserva e não convoca. Nós vamos precisar de explicações melhores, de explicações olho no olho, já não dar para recados dos secretários, transmitidos pelo líder do governo, deixa palavra do líder no chão”, disse o parlamentar.

Um comunicado da Secretaria de Estado de Educação publicado na última sexta (30) adiou o ano letivo na zona rural do dia 2 de maio para o dia 16. A alegação é que para o transporte escolar terrestre as empresas licitantes não apresentaram veículos adaptados. Por via fluvial, a SEE justificou que não foi finalizado o processo licitatório para a contratação de barqueiros.

“Tem dinheiro para pagar o transporte escolar, a merenda e os professores. Existem milhares de pessoas querendo fazer o transporte escolar, dezenas de empresas querendo fornecer merenda. Só está faltando uma coisa: a gestão, o planejamento, o básico”, disse Edvaldo Magalhães.

Ainda de acordo com o deputado, é inadmissível que em quase 3 anos de pandemia da covid-19 não tenham sido finalizados os processos licitatórios e a contratação das empresas.

Últimas