domingo, maio 22, 2022
32.3 C
Rio Branco
domingo 22 maio 2022

Contribuinte reclama de dificuldade para conseguir atendimento na Receita Federal

POR Redação Folha do Acre

Policial civil buscou atendimento no órgão federal após às 11h desta terça-feira (10) e disse que não conseguiu entrar.

Um policial civil ficou revoltado ao buscar atendimento na Receita Federal no Acre, em Rio Branco, nesta terça-feira (10), e não conseguir. Segundo o contribuinte, o atendimento ao público é feito das 8h às 11h com distribuição de senha.

Ele disse que chegou por volta das 11h26 e o portão do órgão estava fechado. No portão havia um cartaz indicando o horário de atendimento. O policial pediu para não ter o nome divulgado.

“A gente chega lá e não dão nem satisfação. Passam o cadeado no portão, fecham a porta de vidro e pode gritar que ninguém vai atender”, lamentou.

O servidor público disse que ligou no Ministério Público Federal (MPF-AC) e fez uma denúncia. “Fiz uma reclamação que estão atendendo só três horas e com distribuição de ficha. Se não receber uma ficha, não vai ser atendido, só no outro dia. Tem que chegar cedo e pegar senha. É igual posto de saúde”, criticou.

Em nota, a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Rio Branco (DRF Rio Branco) confirmou que a distribuição de senha é feita das 8h às 11h, mas que o atendimento segue até o meio-dia para quem já pegou a senha. A restrição ocorre para respeitar ‘em razão da limitação operacional da capacidade de atendimento ocasionada pelo reduzido quadro de servidores’.

Nota na íntegra da Receita Federal:

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Rio Branco (DRF Rio Branco) vem esclarecer ao público interessado que o horário de distribuição de senhas para atendimento presencial no CAC em Rio Branco ocorre no horário das 08h às 11h. O atendimento ocorre no horário das 08h às 12h ou, após esse horário, caso ainda haja senha pendente de atendimento. Essa restrição é necessária em razão da limitação operacional da capacidade de atendimento ocasionada pelo reduzido quadro de servidores.

O CAC da DRF Rio Branco conta atualmente com 6 servidores para o atendimento presencial no período da manhã e, no período da tarde, o tempo desses servidores é dedicado ao atendimento da caixa corporativa (serviços demandados pela internet de contribuintes de toda a região norte).

Registre-se que a Receita Federal em Rio Branco e as unidades do interior, mesmo diante das restrições ocasionadas pela Covid-19, permaneceram abertas durante toda a pandemia e que prestaram mais de vinte mil atendimentos presenciais na capital em 2021. Em 2022 o número de atendimentos presenciais já ultrapassa seis mil.

Destaque-se que o crescimento populacional, o aumento do número de empresas, a ausência de concursos públicos há mais de oito anos e a ocorrência de número elevado de aposentadorias provocam reflexos diretos na capacidade operacional do atendimento ao público.

Como forma de evitar que haja deslocamento desnecessário, a Receita Federal informaque grande parte dos serviços oferecidos podem ser realizados sem sair de casa, diretamente no site da Receita Federal ou no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC), inclusive o agendamento do atendimento presencial para os casos onde não seja possível o atendimento virtual.

G1

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img