26 abril 2024

Acre é o primeiro estado do Brasil a certificar urna eletrônica pelo TSE

Redação

Date:

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou um ato onde o Acre se tornou o primeiro estado a certificar o novo modelo da urna eletrônica Modelo UE2020, que será usada nas eleições deste ano.

O coordenador de Tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Rafael Azevedo, enalteceu o sustento eleitoral do país como “inviolável”. “A segurança não se iguala a nenhum procedimento eleitoral no mundo”, declarou, dizendo que cerca de 25% das urnas no Brasil já foram auditadas, faltando apenas 75%.

Após a certificação que durou em média 10 minutos, Rafael inseriu uma chave específica para que o sistema não fosse violado. “Ele cria uma amarração tão grande. É inviável ser fraudada”, comentou.

O Diretor-Geral do TSE, Rui Moreira, disse que o órgão recebeu uma série de demandas do Tribunal Regional Eleitoral e que deverá atender no momento oportuno. Dentre elas, um aumento aos mesários de 50% e também um aumento nos dias de folga de 3 para 4 (dias). “Vamos dá todo o apoio para que as eleições no Acre sejam um sucesso”, explicou.

Em fevereiro deste ano, o TRE recebeu 1.168 novas urnas eletrônicas, modelo 2020 (ano em que foram definidas as especificações), que serão usadas nas próximas eleições, no dia 2 de outubro. Em todo o Estado, serão disponibilizados mais de 2 mil urnas.

Últimas