23 abril 2024

Raio-X mostra parafuso em nariz de criança de 2 anos no AC: ‘procedimento delicado’, diz médica

G1 ACRE

Date:

Uma criança de apenas dois anos teve que passar por uma cirurgia de urgência para retirada de um parafuso de dentro do nariz. O incidente ocorreu na manhã dessa segunda-feira (4), no município de Pauiní (AM). Ela foi atendida no Pronto Socorro de Rio Branco. O g1 não conseguiu contato com os pais da criança.

A menina é moradora de uma aldeia indígena no Amazonas e foi encaminhada junto com a mãe e o pai para Rio Branco para ser atendida no pronto-socorro. Eles receberam suporte na Casa de Saúde Indígena (Casai) que ao encaminhou para o PS.

A médica otorrinolaringologista que atendeu o caso, Marion Virginia Yumi Yomura, disse que mãe e filha chegaram no fim da tarde ao PS, mas, antes de o procedimento ser feito, a criança teve que ser avaliada. Ela falou ainda que a mãe estava nervosa, mas manteve a calma.

“Ela enfiou um parafuso dentro do nariz, a criança quando chegou estava muito agitada, tivemos que fazer uma radiografia para ver onde exatamente o objeto estava. Teve que ser feito um procedimento cirúrgico nela com anestesia geral. Ela foi intubada, porque, como é muito pequena, havia o risco de o parafuso machucar e ter sangramento, caso ela se mexesse. Então, optamos por esse procedimento por vídeo.”

Últimas