Hinos nacional, do Acre e de Plácido de Castro, devem ser cantados nas escolas às segundas, quartas e sextas. Nova lei foi publicada nessa quarta-feira (20) no DOE.
Os alunos da rede municipal de ensino da cidade de Plácido de Castro vão se deparar com mudança de rotina nas práticas escolares. É que foi sancionada uma lei que obriga o canto dos hinos nacional, do Acre e do município três vezes na semana.
A nova norma foi publicada na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial do Estado. Conforme o texto, a execução dos hinos pátrios deve ocorrer às segundas, quartas e sextas de cada semana letiva.
Além disso, as escolas do município vão ter que adotar atividades pedagógicas voltadas ao ensino dos símbolos municipais, estaduais e nacional, como a bandeira, o hino, as armas e o selo.
A lei é de autoria do poder Executivo e, segundo o prefeito da cidade, Camilo da Silva, o objetivo é que os alunos possam conhecer os hinos, compreender seu significado, valorizar os símbolos oficiais e desenvolver o senso de patriotismo.
A cidade possui 13 escolas municipais, com mais de dois mil alunos matriculados.
“Na verdade, o município é um território. Nós administramos um território, então, é inadmissível que o aluno saia do ensino fundamental sem saber cantar o hino do município, do estado e do país. O hino é um símbolo para nós”, disse o prefeito.
Ainda conforme a norma, o poder executivo tem um prazo de 90 dias para regulamentar a lei, que deve entrar em vigor já no ano letivo de 2022.