23 abril 2024

Há quase dois meses em greve, médicos podem encerrar movimento na próxima semana

Redação

Date:

Uma reunião marcada com a equipe de governo, poderá definir se a categoria continua com a paralisação, ou encerra o movimento

Com a intenção de chegar a um entendimento, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), se reunirá nesta terça-feira, 19, com a equipe de governo. Há quase dois meses em greve, médicos que atendem nas unidades de Saúde do Estado são contra o reajuste de 5,42% oferecido pelo chefe do Execultivo. A reunião poderá definir se a categoria continua com a paralisação, ou encerra o movimento.

“Vamos nos reunir na Casa Civil, juntamente com o secretário da Casa Civil, Secretária de Saúde do Estado (Sesacre), e a Procuradoria Geral do Estado. Provavelmente, vamos chegar em um acordo e encerrar o movimento. Acho que todas as partes estão trabalhando com essa finalidade, todos estão estudando com afinco as condições que foram combinadas previamente”, salientou Guilherme Pulici, presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC).

Ele também comentou que as perdas inflacionárias ultrapassam os 60% desde o último reajuste.

“Em 2021, o governador se comprometeu em repor 15% dos salários, em relação a inflação. Além das reposições inflacionárias, os médicos querem a realização de concurso público. Atualmente, são 598 profissionais contratados pelo Estado. O governo sinalizou que deve fazer um concurso com 285 vagas. Eu ressalto que a classe médica é a que está mais defasada nesse sentido”, conclui Pulici.

A Gazeta do Acre

Últimas