24 abril 2024

Erosão em galeria na Estrada da Sobral ameaça apartar rua em Rio Branco

G1/AC

Date:

A galeria de concreto que corta a Estrada da Sobral, no bairro de mesmo nome, na Ladeira do Bola Preta, em Rio Branco, sofre mais uma erosão que ameaça apartar a rua. O desmoronamento avança em direção à via e já levou parte da calçada no local.

Além disso, não há sinalização que avise os pedestres sobre o risco de passar perto da cratera. Foi colocada uma cerca de contenção, mas parte da estrutura já não existe.

Em 2017, após uma forte chuva na capital, a galeria cedeu e parte da pista desmoronou. A área comprometida chegou a cerca de 10 metros de largura, por seis metros de comprimento.

Ao g1, o secretário de Infraestrutura de Rio Branco, Antônio Cid Ferreira, disse que foi colocada uma contenção no início do ano passado no local enquanto as equipes da prefeitura elaboravam um projeto e captavam recursos para a obra.

O secretário explicou ainda que a galeria recebe água do Parque da Maternidade e joga no Rio Acre.

“A gestão passada trabalhou ali três vezes e nas três vezes arriou. Estamos na fase de finalização do projeto e vamos ter que entrar ali com recursos próprios. O que está ocorrendo é uma força hidrológica que vai corroendo e tirando o reforço do bueiro. Temos que fazer um bom trabalho, sem ser paliativo”, destacou.

Mesmo com a urgência do serviço, o secretário afirmou que os trabalhos só devem iniciar no verão. “Nesse momento, qualquer abertura que fizer ali será dinheiro jogado fora. O verão já tá aí, está iniciando, entramos em contato com os técnicos, pessoal da Emuerb foi fazer um estudo também e qualquer coisa que acontecer nesse meio tempo vamos reforçar a cerca de contenção que fizemos”, garantiu.

Ainda segundo o gestor, será aberto o canal que passa pelo local, o que pode causar transtornos no trânsito e trafego dos pedestres. “Temos que achar uma solução para que continue o ir e vir do rio para que possamos fazer uma galeria que dê sustentabilidade, mais aprofundada e elevada para dar vazão à água”, concluiu.

Últimas