19 abril 2024

Casal desaparece em rio do Acre após barco virar; bombeiros fazem buscas

Redação Folha do Acre

Date:

Bombeiros de Sena Madureira, interior do Acre, fazem buscas por um casal de indígenas que desapareceu nas águas do Rio Purus, em Manoel Urbano, cidade vizinha, na última quarta-feira (13). Noida e Vidal Kulina, de 23 e 29 anos, respectivamente, caíram na água quando o barco que levava oito pessoas naufragou na altura do Seringal Cumuru.

Desde então, o casal não foi mais visto. Os demais indígenas que caíram nas águas conseguiram se salvar. O grupo mora na Aldeia Apuí e tinha ido para a cidade retirar o pagamento. O acidente ocorreu quando os indígenas voltavam para casa e só foi comunicado para a Polícia Civil de Manoel Urbano na quinta (14) e os bombeiros acionados para iniciar as buscas.

“A gente mandou uma equipe pela madrugada [desta sexta, 15] para Manoel Urbano, se deslocaram e estão fazendo as buscas. O bombeiro me ligou falando que o local onde o barco naufragou é muito perigoso e não tem como fazer mergulhos. Estão fazendo buscas superficiais. Como o protocolo de buscas são apenas quatro dias, então, vamos trabalhar essa sexta e na tarde de sábado [16] vamos encerrar as buscas”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros de Sena Madureira, tenente Gustavo Marinho.

Quem comunicou o acidente à polícia foi o técnico de enfermagem da Saúde Indígena Adão Kaxinawá. Ele soube da situação quando o grupo que estava no barco retornou para Manoel Urbano para avisar do desaparecimento do casal.

“Eles vieram receber o benefício do Bolsa Escola e estavam subindo com terceiros. O que os familiares deles informaram pra nós é que deu uma ponta d’água e afundou a canoa. Caíram na água e não saíram mais, o resto escapou. Esses dois caíram na água mais no meio”, confirmou o técnico de enfermagem ao g1 nesta sexta (15).

G1

Últimas