28 março 2024

Acre é convidado para participar de uma das maiores feiras de novas tecnologias do mundo

Assessoria

Date:

O estado do Acre foi convidado a participar de um dos maiores eventos do mundo na área de investimento e empreendimento tecnológico por meio da apresentação de startups. O convite partiu do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio de sua representação em Brasília.

O governo daquele estado assumiu a realização do evento para os anos de 2022 a 2024. A South Summit Brasil foi apresentada na tarde desta segunda-feira, 18, aos representantes dos estados da federação, em reunião na sede da representação do Rio Grande do Sul em Brasília.

O convite a Ricardo França, na condição de representante do Acre em Brasília, foi feito pela atual representante do governo do Rio Grande do Sul na capital federal, Patrícia Kotlinski e pelo deputado estadual Frederico Antunes, líder do governo na Assembleia Legislativa daquele estado.

O programa South Summit Brasil é uma plataforma global para inter-relacionamento empresarial e carteira de investidores, mediante amostragem real de startups, que podem se tornar grandes empreendimentos a nível nacional ou mundial. O encontro entre os representantes dos estados foi coordenado pela Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Estado do Rio Grande do Sul (SERFI), em Brasília.

O secretário de Estado da Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Aldones Balestrin, após a apresentação de todos os representantes, agradeceu as presenças e fez uma breve apresentação do que é o programa South Summit e as vantagens econômicas que pode trazer aos estados, por meio da participação de investidores. Segundo Balestrin, realizado desde 2012 em Madrid (Espanha), o South Summit é reconhecido como uma plataforma global de inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema empresarial. Sozinho, já movimentou cerca de US$ 8,2 bilhões em investimentos.

Ainda segundo explicações da representante do Rio Grande do Sul, em sua última edição, o evento reuniu mais de 20 mil participantes e mais de 8 mil empresários (7 mil deles corporativos) e 1.600 investidores com uma carteira de investimentos de US$ 135 milhões. O South Summit é hoje o principal encontro de conexão entre startups, empresas e fundos de investimento globais.

Essa primeira edição brasileira conta com a correalização do governo do Estado do Rio Grande do Sul. O South Summit em Porto Alegre se dará nos dias 4, 5 e 6 de maio de 2022, no Cais Mauá, e, no dia 6 de maio, na parte da manhã. O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) fará sua reunião, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.

Startup é um termo usado para classificar empresas novas e que oferecem produtos inovadores. Normalmente, esses negócios estão ligados a soluções tecnológicas que tentam atender a alguma necessidade do mercado. Apesar de enfrentarem um início mais incerto e cheio de riscos, essas empresas tendem a dar certo e podem se tornar referências naquilo que fazem. É o caso, por exemplo, de Uber, Netflix e Nubank, entre diversas outras.

Ricardo França agradeceu o convite formulado e ressaltou a importância do evento, como forma de proporcionar ao setor de ciência e tecnologia de cada estado verificar as novas propostas de mercado, bem como as potencialidades de cada sugestão de startup. França também ressaltou a importância desse relacionamento entre as representações estaduais, já que o trabalho individual de cada secretaria ajuda a traçar, no conjunto, ideias a serem implementadas regionalmente.

 

Últimas