Ufac retoma aulas presenciais seguindo regras do Comitê Covid

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O secretário-geral da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac) Moisés Lobão, informou que o ano letivo presencial nos dois campus da universidade pública começa no próximo dia 21 deste mês. Esclareceu que o calendário aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) estabeleceu que 75% das aulas presenciais, enquanto 25% destinados aos trabalhos de pesquisas, estágios e extensão dos cursos de licenciaturas e bacharelados.

Com a retomada das aulas presenciais nos dois campi da instituição, o Comitê de Prevenção e Contenção do Coronavírus (Covid– 19) da Universidade Federal do Acre (Ufac) emitiu um parecer orientando o distanciamento físico entre os ocupantes nos espaços compartilhados para evitar aglomerações, a manutenção dos ambientes bem arejados, com as janelas e portas abertas e ventilação natural, inclusive evitando o uso de ar-condicionado (quando possível), além de afixar material de cunho educativo sobre prevenção da Covid-19 com a sinalização da obrigatoriedade de uso de máscara no interior das salas, disponibilização de locais de fácil acesso, para toda a comunidade universitária tenha acesso ao álcool líquido/gel 70% e determinar a frequência de limpeza nos espaços administrativos e acadêmicos, como considerar o uso de áreas externas para aulas (pátios, quadra de esportes).

O documento recomenda que nos refeitórios deve exigir o uso de máscaras pelos usuários, mas podendo retirá-las apenas no momento da refeição e seguindo o armazenamento adequado e o correto manuseio dela. Além de disponibilizar água e sabão ou álcool em gel 70% na entrada dos ambientes e orientar a higienização das mãos na entrada e saída do estabelecimento do Restaurante Universitário e nos quiosques do campus com a obrigatoriedade de disponibilizar os talheres devidamente embalados, protegidos de interação por diversas pessoas e devidamente higienizados. A proibição do compartilhamento de talheres, pratos ou copos, bem como alimentos do mesmo prato.

O documento acrescenta ainda, que todos os servidores, alunos e terceirizados deverão realizar uma auto avaliação diária quanto a  presença de sintomas como tosse, fadiga, febre, falta de ar, dor de garganta, coriza, alterações de paladar ou outros sintomas não específicos indicativos da Covid- 19. Na presença de um ou mais dos sinais ou sintomas, a orientação que não frequente a instituição para evitar a propagação de novos casos. Também deve limitar a realização dos eventos institucionais de maneira presencial, mas novos eventos de formaturas, a obrigatoriedade dos maiores de 12 anos apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp