18 abril 2024

Rio Acre sai da cota de transbordo, mas famílias continuam desalojadas em Rio Branco

Redação Folha do Acre

Date:

Capital tem cerca de 13 bairros atingidos pela enchente, segundo Defesa Civil Municipal. Manancial marcou 13,82 metros nesta quinta-feira (31).

O nível do Rio Acre saiu da cota de transbordo, que é de 14 metros, em Rio Branco. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 13,82 metros na medição das 6h desta quinta-feira (31). Não foi registrada chuva nas últimas 24 horas na capital.

Apesar da vazante, ainda há mais de 120 pessoas fora de casa por conta da enchente. Ao todo são 25 famílias com 91 pessoas desabrigadas e que foram levadas a um dos três abrigos públicos montados na capital.

Além disso, 12 famílias com 37 pessoas foram levadas para casas de parentes e, por isso, estão desalojadas. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que as famílias só devem ser liberadas para voltar para casa quando o nível do manancial estiver entre 12 e 11 metros.

“Só podemos retornar com as famílias para as casas quando nós tivermos na nossa margem de segurança. Ou seja, dentro da cota de alerta jamais. Por estarmos no final do mês de março, podemos até quebrar nossos protocolos e retornar elas entre 12 e 11 metros, mas se fosse em outra época do ano, nós não retornaríamos com o rio acima de 10 metros”, explicou Falcão.

A previsão, segundo o coordenador, é que o nível do manancial siga baixando e, nas próximas 24 horas saia da cota de alerta, que é de 13,50 metros.

A Defesa Civil fez um levantamento nos bairros da capital e o número de famílias atingidas é de cerca de 2,5 mil, o que representa algo em torno de 10 mil pessoas.

Três escolas estão sendo usadas como abrigo, entre elas: Escola Estadual Georgete Eluan Kalume, Maria Luce Marine e Chico Mendes. O Parque de Exposições Wildy Viana e uma escola na Baixada da Sobral estão preparados para receber outras famílias caso o rio volte a subir e desabrigar mais pessoas.

G1

Últimas