Associação dos e das Docentes da Universidade Federal do Acre – ADufac realizou na tarde de hoje, 18/3, a primeira assembleia geral para discutir a deflagração de greve da categoria.
Da reunião, promovida em modalidade virtual, participaram 70 professores e professoras, que acordaram a necessidade de adesão à greve do funcionalismo público federal.
Buscando fortalecer a campanha unificada do funcionalismo público federal, que se articula coletivamente desde janeiro e, principalmente, torná-la mais concreta e próxima à realidade da Ufac, vários temas foram colocados em discussão, com destaque para a reposição salarial de 19,99%.
Esse percentual foi definido pelo coletivo das categorias engajadas no processo de articulação nacional da greve e considera as perdas inflacionárias dos últimos seis anos.
Considerando o retorno das aulas presenciais na universidade, após dois anos de atividades remotas, foi aprovada, por unanimidade, o indicativo de greve para dia 30/3, com a seguinte programação de atividades:
– Dia 23/03: Ato de mobilização presencial nos campi de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul, para apresentar à comunidade acadêmica as razões da greve;
– Dia 25/03: Assembleia para mobilização e organização do movimento grevista;
– Dia 30/03: Deflagração de greve da categoria docente no âmbito da Ufac, em adesão ao movimento nacional dos servidores públicos federais.