26 abril 2024

Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul começa implantar prontuário eletrônico nas unidades

Assessoria

Date:

Algumas Unidades Básicas de Saúde já começaram a receber equipamentos para a implantação do PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão. Os equipamentos foram entregues à secretaria na última sexta,11.

As primeiras unidades a serem equipadas são a UBS Francisco Souza dos Santos (Posto do Agricultor), Posto da 25 de Agosto, Jesuíno de Souza Lins, no bairro do Alumínio, Posto Pastor João Braz, no bairro João Alves, Nestor Soares de Vasconcelos, no bairro da Cohab, Professora Quita, no Bairro São José e Posto Francisco Ary da Silveira, no bairro do Cruzeirão.

Os equipamentos consistem em computadores e impressoras interligadas em rede. As informações de cada paciente serão digitalizadas e estarão disponíveis para consulta. O novo sistema permitirá acesso mais rápido aos dados do prontuário que poderão ser acessados por médicos do SUS de qualquer UBS no país e pelo próprio paciente.

Através do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica, todas as informações do paciente ficam armazenadas na Unidade Básica de Saúde (UBS). Com isso, o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde passa a ser informatizado. O PEC é uma solução, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.

 

A informatização desses processos nas UBS pode trazer acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, trazendo benefícios para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

A plataforma eletrônica facilita o acesso à informação de cada cidadão de forma individual ou coletiva, nela é possível acompanhar o histórico de saúde, mesmo os realizados através de fichas. O profissional da UBS tem acesso ao sistema por meio de computador assim agilizando e otimizando o atendimento.

“Nossa meta é informatizar todas as Unidades Básicas de Saúde. Através deste sistema, o fluxo de informações sobre os pacientes será muito mais ágil, facilitando ao final diagnósticos, tratamentos e o acompanhamento”, explica a secretária de saúde Valéria Lima.

Os recursos utilizados para a implantação do PEC são da Secretaria Municipal de Saúde e do Fundo Municipal de Saúde.

“A gestão tem de trabalhar para facilitar a vida dos servidores e do usuário do sistema de saúde. A inovação do sistema de informação melhora o dia a dia dos postos, superando a rotina baseada em papel e arquivamento de material impresso e entrando na era da informática. As informações que o paciente presta quando chega ao posto de saúde serão colocadas no sistema e esse sistema vai estar disponível para médicos, enfermeiros e ao próprio usuário. Isso vai facilitar a vida do paciente e do médico, que vai poder acessar esse histórico na hora que o paciente se consultar”, disse o prefeito Zequinha Lima por ocasião da entrega dos equipamentos à secretaria.

 

Últimas