Nas últimas horas, o nível do Juruá começou a subir, e na manhã de quarta-feira, 16, já atingiu a cota de alerta. O coordenador da Defesa Civil, José Lima, disse que o rio vinha subindo e tinha dado uma diminuída e achavam que ia estabilizar. Porém, o nível continuou subindo durante o dia, e à noite encheu mais de 20 centímetros, chegando a atingir a cota de alerta hoje pela manhã de 11,80 metros.
Vale destacar que, desde a última sexta-feira, o nível começou a subir de maneira lenta, mas já deixou a equipe preparada para possíveis enchentes.
Quanto às famílias, neste momento não é preciso serem retiradas, pois a água está apenas nos terrenos das residências, não há necessidade de interrupção de energia elétrica.
Em 2008 houve a maior enchente, onde o rio atingiu 13,95 m no mês de abril e em 2020 a cota atingiu 13,22 m. Até abril, não há descarte de possíveis enchentes.
A Defesa Civil está com todo o efetivo pronto, plano de contingência traçado, reuniões com a Prefeitura, que já disponibilizou os equipamentos necessários para atender à população caso venha a ocorrer enchentes.