Foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta segunda-feira, 14. pelo Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), uma recomendação ao Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) para que apresente, no prazo de 90 dias, um plano que solucione o problema do abastecimento de água em Rio Branco.
A promotora de justiça de defesa do consumidor, Alessandra Marques, lembrou de uma Recomendação n.º 0002/2021/PCON-SUMID, expedida ao Depasa, que foi responsável pelo serviço de abastecimento de água e esgoto até dezembro de 2021, onde não foi cumprida, porque o sistema de abastecimento de água e esgoto de Rio Branco passava por processo de transição da responsabilidade para o Serviço de Água e Esgoto – SAERB.
Marques frisou que a gestão do sistema de abastecimento de água e esgoto em Rio Branco foi assumido definitivamente pelo Município de Rio Branco em janeiro de 2022 e que o serviço de abastecimento de água, que era prestado pelo Depasa, era caracterizado, como sempre ocorreu em Rio Branco, independentemente das gestões políticas, pela falta de continuidade, pela pouca qualidade da água tratada e pela falta de água em diversas regiões de Rio Branco e que, atualmente, esses problemas ainda persistem na gestão do SAERB.