Vacina adicional é indicada para imunossuprimidos que já tomaram a terceira dose há quatro meses.
A Secretaria da Saúde de Rio Branco disponibiliza a 4ª dose de vacina contra a Covid-19 para os pacientes imunossuprimidos acima de 18 anos. Na capital, são esperadas cerca de 8,3 mil pessoas desse grupo.
Para tomar a vacina, é necessário ter um intervalo mínimo de quatro meses após a vacinação com a terceira dose. A orientação é válida para todos os imunizantes.
Essa regra vale para todo o estado. E, segundo informou a gerente do Programa Nacional de Imunização do Estado (PNI), Renata Quiles, desde 21 de dezembro está autorizada a 4ª dose para esse público. Dados registrados no portal de vacinação do Ministério da Saúde apontam 10.294 pessoas já receberam essa dose adicional em todo Acre.
A imunização deste grupo com a 4ª dose na capital está disponível desde o dia 17 de janeiro deste ano. Mas, segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, poucas pessoas procuraram as unidades de saúde e muitas ainda não estão dentro do prazo para receber a dose adicional.
Em outubro do ano passado, a Saúde de Rio Branco iniciava a vacinação com a dose de reforço em pessoas a partir de 60 anos e imunossuprimidos. Atualmente, essa dose é disponibilizada para todas as pessoas com idade acima de 18 anos.
A nota técnica sobre a vacinação com a quarta dose para este grupo foi expedida pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica no dia 27 de janeiro, mas foi divulgada pela prefeitura de Rio Branco somente nessa sexta-feira (4).
Conforme o documento, são consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão:
Imunodeficiência primária grave;
Quimioterapia para câncer;
Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;
Pessoas vivendo com HIV/AIDS;
Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
Pacientes em hemodiálise;
Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
A quarta dose da vacina para esse público está disponível em todas as unidades de saúde da capital que fazem vacinação contra a Covid-19 diariamente. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica falou sobre a importância da população imunossuprimida receber a dose adicional.
“Como essas pessoas têm um sistema de defesa já um pouco fragilizado, elas precisam fazer essa dose para que a defesa se fortaleça. É uma forma de não diminuírem os anticorpos contra essa doença e ficarem livres de pegar a forma grave da Covid. Então, é muito importante para esse grupo, que já tem essa facilidade de se contaminar muito rápido não só com a Covid, mas com outras doenças e desenvolverem formas graves”, disse Socorro.
Vacinação no Acre
De acordo com informações do painel de vacinação do governo do Acre, atualizado neste sábado (5), foram aplicadas em todo estado 1.188.635 doses de vacina desde o início da vacinação, em janeiro do ano passado.
Ao todo, 477.843 pessoas tomaram a segunda dose e 12.386 a dose única e, assim, estão totalmente imunizadas. Ainda segundo os dados do painel do governo do estado, 592.757 pessoas acima de 12 anos de idade tomaram ao menos a primeira dose da vacina no Acre.
Já com relação à dose de reforço, que é destinada às pessoas com idade acima de 18 anos, os dados apontam que 92.505 receberam a vacina.
Apesar da atualização, os dados ainda não batem com os divulgados pelo Ministério da Saúde no ‘Vacinômetro SUS’. Segundo o PNI no Acre o número de doses aplicadas que consta no portal estadual sempre vai ter um atraso, uma vez que o Ministério da Saúde recebe a informação atualizada pelos municípios primeiro.