O Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr e seus centros de educação profissional e tecnológica (cepts) expandem a oferta de cursos técnicos e de profissionalização por todo o estado.
Na última semana, quatro cursos técnicos presenciais foram nas áreas de administração, vendas, serviços públicos e comércio.
O Cept Campos Pereira, na capital, e o João de Deus, em Plácido de Castro, começaram, respectivamente, cursos de administração e vendas e serviços públicos, com um número reduzido de educandos, em respeito aos protocolos sanitários de prevenção à disseminação do novo coronavírus.
Em Rio Branco, os eventos foram sediados na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, instituição de ensino que integra a rede Ieptec. Marcaram presença o presidente do instituto, Francineudo Costa, o coordenador-geral do Cept Campos Pereira, Romilly Brandão, e a chefe da Divisão de Educação a Distância (EaD), Érica Neves.
Em Plácido de Castro, a Escola João de Deus é o cept responsável pela execução das aulas. Na abertura dos cursos estiveram presentes, além do presidente do Ieptec, a coordenadora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em sua nova denominação Novos Caminhos/Rede e-Tec, professora Girlane Souza; e a coordenadora-geral do Cept João de Deus, Rose Barlatti.
“Nós do Ieptec estamos muito felizes pela oportunidade de atuar no grande desafio de administrar esses cursos e seus centros parceiros na área da educação técnica e profissional. É o que almejamos e estamos realizando com o início das aulas desses cursos, que estão contemplando muitos acreanos que, em breve, estarão aptos para atuar no mercado de trabalho”, disse Francineudo Costa.
Todos os educandos que ingressaram em algum dos quatro cursos técnicos já podem acessar o Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (Avea), na plataforma do Ieptec, onde está todo o conteúdo referente a cada modalidade.
Em números, o Ieptec Dom Moacyr iniciou 2022 acompanhando 200 educandos que ingressaram em cursos técnicos, sem contar com os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são os de curta duração, como os de confeitaria, balconista de farmácia, recepcionista e assistente administrativo, somando 28 formações profissionais em andamento. São oportunidades que o governo do Estado oferece de forma inteiramente gratuita, para toda a população acreana, alcançando os 22 municípios.
Assessoria