Um idoso morreu no Calçadão da Benjamim Constant, no Centro de Rio Branco, após ter uma parada cardíaca na manhã desta quinta-feira (17). Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram para o local tentar reanimar o homem, mas ele morreu durante o atendimento médico.
Com ele, a equipe achou uma carteira com dinheiro e uma cópia do cartão do Serviço Único de Saúde (SUS) em nome de Geremias Guimarães Lopes, de 81 anos. Além da carteira, o homem carregava uma sacola de compras.
O Samu informou que foi acionado por um popular que estava perto do local e viu o homem caindo e convulsionando.
Primeiro foi enviada uma ambulância básica para socorrer o idoso, mas, quando a equipe chegou percebeu que a vítima estava em parada cardiorespiratória e chamou a ambulância do suporte avançado.
O cabeleireiro Fagner Jorge passava pelo local na hora e viu o idoso caído no chão. Ele disse que o homem parecia ter tido um infarto e que as outras pessoas que estavam no local rapidamente chamaram o Samu.
“Estavam falando que conheciam ele e que ele era de Cruzeiro do Sul e que trabalhava lá pelo Centro. Falaram também que quando ele passou mal caiu e acabou batendo a cabeça no chão”, relembrou.
As equipes tentaram por cerca de 30 minutos reanimar o idoso, mas sem sucesso. O corpo foi levado para o necrotério do pronto socorro para tentar localizar um parente. O Samu afirmou também que conseguiu, por meio do nome que consta no cartão do SUS, o contato de um filho de Geremias Lopes.
O rapaz foi avisado do ocorrido e deve ir ao PS ainda na tarde desta quinta. A gerência de Assistência Social do PS comunicou que aguarda o comparecimento de um parente para os trâmites necessários.