Cinco famílias da Travessa Jucá, no bairro Cidade Nova, já foram retiradas pelas equipes de resgate e devem ser levadas para o aluguel social.
Cinco famílias já foram retiradas de uma área de risco que desmoronou na Travessa Jucá, bairro Cidade Nova, em Rio Branco. A erosão começou há mais de seis anos, mas no último dia 19 avançou e atingiu algumas casas do bairro. Só no mês de janeiro, segundo a Defesa Civil, a erosão avançou cerca de 11 metros na região. No local, ainda há pelo menos dez moradias.
O período chuvoso contribuiu para o deslizamento no bairro. Em um dia, a capital chegou registra 35% da chuva esperada para todo o mês de fevereiro. Segundo dados da Defesa Civil de Rio Branco, entre esta terça (1) e quarta (2), choveu 106 milímetros de chuva, sendo que são esperados 299 milímetros para todo o mês.
Equipes da Defesa Civil Municipal foram até o local na noite de 19 de janeiro atender o chamado dos moradores. No dia seguinte, 20, as equipes fizeram uma vistoria e dia 21, com ajuda de trabalhadores da Zeladoria da prefeitura, retiraram as famílias para lugares seguros.
A Secretaria de Assistência Social de Rio Branco iria providenciar um aluguel social para esses moradores retirados de casa.
Um dos moradores que tiveram a casa engolida pela cratera foi o aposentado Sebastião Ferreira. Ele confirmou que a erosão começou a se formar há seis anos às margens do Rio Acre. Sem tem como ficar no local, ele precisou se mudar.
“Nunca pensei que iria chegar nesse ponto, aconteceria isso daí. Foi quebrando, quebrando, há três anos quebrou o cano da área, mandei arrumar de novo e quebrou. Agora vou deixar passar o inverno para saber se vai continuar ou parar”, disse.