Os servidores efetivos da Assembléia Legislativa do Acre passaram os últimos 12 anos tentando junto a mesa diretora da Casa, garantir reposição salarial. Foram muitas negociações frustradas. Mas nesta terça-feira, 15 de fevereiro à espera acabou.
Por unanimidade o plenário aprovou reposição salarial de 10,06%, contemplando mais de 400 servidores, entre ativos, inativos e pensionistas. O benefício porém não alcança deputados e comissionados.
O reajuste sobre o salário será pago já na folha de fevereiro, retroativo a janeiro. O presidente da Casa, Nicolau Junior lembrou que a concessão do valor só foi possível porque a mesa diretora implantou medidas de austeridade, enxugando a folha, cortando gastos e adequando o legislativo à Lei de Responsabilidade Fiscal. Hoje a ALEAC está bem abaixo do porcentual de gastos permitido com pagamento de pessoal.
“Nós aplicamos medidas de contenção fiscal para que tivéssemos a segurança financeira para conceder essa reposição. Tratamos com muita transparência esse processo dialogando com o sindicato e concedendo o que lhes é de direito”, comentou Nicolau.
Em dezembro passado o presidente havia anunciado o reajuste e menos de sessenta dias depois, a proposta foi aprovada pelos deputados.