O Cashback (dinheiro de volta) é uma tendência, então não depende de mim ou de você. Ele vai acontecer. Nos EUA já funciona há mais de 20 anos e no Brasil todos os dias surgem grandes marcas falando sobre Cashback, convidando consumidores para comprar e ganhar “dinheiro de volta”.
Como estão surgindo muitas opções bem brasileiras, vou te explicar neste artigo 04 tipos de Cashback e como diferenciar cada uma por aí.
O primeiro tipo de Cashback é no qual a empresa oferece o benefício mas o consumidor não pode fazer nada com ele fora do estabelecimento, é na verdade um desconto na próxima compra, o que para nós chamamos de “cashcred”, porque o consumidor só pode usar no mesmo estabelecimento.
Um outro modelo de programa de Cashback é aquele que existem vários estabelecimentos que dão o cashback, mas você também não pode fazer nada fora desses estabelecimentos, somente utilizar o benefício nesta rede.
No terceiro modelo de Cashback existe uma condição para você ganhar o benefício, por exemplo, você precisa ter um cartão de crédito e comprar com ele para poder ganhar o cashback. Neste tipo você não tem como ganhar cashback sem ter um cartão de crédito. Às vezes, tem até alguns outros serviços que podem ser adquiridos com cashback, mas é limitado a condição de ter um cartão de crédito.
O quarto modelo de Cashback é no qual vários estabelecimentos contratam uma plataforma sem dependência, de financeira ou que o cliente precise comprar na rede, neste formato o estabelecimento dá o cashback e deixa o cliente usar da forma que ele quiser. Este é o modelo de cashback mais próximo do que é utilizado nos EUA, onde consumidores ganham, acumulam e, além de comprar nos estabelecimentos, eles podem até resgatar o valor acumulado para a conta bancária.
Chegou em Rio Branco, a Nível Cashback, uma plataforma que o cliente compra nos estabelecimentos e ganha cashback, com o valor acumulado pode fazer recargas do Uber, Netflix, Google e outras plataformas, além de poder até resgatar na conta bancária, pode comprar novamente nos estabelecimentos locais e até pagar um boleto com o Cashback.
Nesta ferramenta, a empresa dá o presente e deixa o cliente fazer o que ele quiser, levando a reciprocidade e deixando o cliente mais feliz para comprar mais vezes.
Agora você conhece os tipos de Cashback e saberá diferenciar cada uma e escolher a melhor plataforma de Cashback.
*Por Kelvin Pinho, gerente de contas da Nível Cashback em Rio Branco. Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação, fidelização de clientes e Consultor de marketing digital. [ @agenciakpinho] [Whatsapp: +55 (68) 98403-7908]