Na tarde desta quinta-feira, 17, o deputado estadual Fagner Calegário se reuniu com o SEAC (Sindicato das Empresas de Asseio, Limpeza, Conservação, Trabalho Temporário e Serviços Terceirizáveis do Acre) e a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) para tentar resolver as questões envolvendo o atraso no pagamento dos trabalhadores terceirizados.
A reunião objetivou debater soluções para que haja maior celeridade nos processos burocráticos de empenho de pagamento. Pensando nisso, foi sugerido realizar orientações gerais a todas as secretarias, autarquias e fundações do Estado para que, antes das repactuações, aconteça tratativas sobre a prorrogação do contrato e a uniformização de todas fases processuais referentes aos trabalhadores terceirizados.
Na ocasião, também foi debatido sobre as instituições que ainda não iniciaram o pagamento do vale alimentação dos trabalhadores e a necessidade que isso seja feito. A volta do vale alimentação para os trabalhadores terceirizados é uma ação possível graças ao Deputado Estadual Fagner Calegário e conversão coletiva que determinou que os novos contratos a partir de 2020 receberiam o vale alimentação. Calegário cobrou pressa para que a situação fosse resolvida.
Nas últimas semanas, o Deputado Estadual, maior representante dos terceirizados na Assembleia Legislativa, esteve debatendo a situação da classe, alertando da importância de que problemas como atraso no pagamento fossem resolvidos com urgência para garantir a qualidade de vida para os trabalhadores terceirizados.
“É fundamental que essa ação aconteça o mais rápido possível e que esse problema seja resolvido. Não podemos deixar que os salários atrasados voltem a se tornar comum para essa classe de trabalhadores. As contas não esperam. É preciso olharmos e cuidarmos dos nossos terceirizados e a conversa de hoje visou soluções para resolvermos essa questão”, comentou Calegário.