Após inundar cerca de 60% da cidade, rio vaza mais de um metro em Jordão

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Defesa Civil Municipal informou que rio vazou 1,08 metro entre o meio-dia e às 18h desta segunda-feira (21). Algumas famílias desalojadas começaram a voltar para casa.

A enchente que deixou cerca de 60% da cidade do Jordão, interior do Acre, inundada começa a dar um alívio para os moradores. Segundo a Defesa Civil Municipal, o rio vazou 1,08 metro entre o meio-dia e as 18h desta segunda-feira (21).

Mesmo com a vazante, o manancial continua acima da cota de transbordo, que é 7,50 metros. Na medição das 18h, o rio marcou 7,67 metros.

Na cidade, as águas dos rios Jordão e Tarauacá se unem durante a cheia. A cota de alerta é de 7 metros e a de transbordo é de 7,50 metros. Pela manhã, o nível das águas na cidade chegou a 8,75 metros.

O número de famílias desabrigadas também aumentou desde a contabilização da manhã. O número aumentou de 74 para 76 famílias instaladas em cinco abrigos na cidade. A Defesa Civil instalou os moradores em duas escolas estaduais e três municipais e uma creche.

O coordenador do órgão municipal, coronel James Joyce Gomes, contou que não tem o número de famílias desalojadas, aquelas que buscam refúgio na casa de parentes, amigos e conhecidos. As equipes devem fazer essa contagem na noite desta segunda.

Ainda está acima da cota de transbordo, mas apresenta vazante. Agora à noite vamos atualizar as informações, os dados. Tem abrigo que não foi contabilizado [número de famílias], tem o pessoal que está na casa de familiares, ficaram em barcos e agora vamos nos reunir para atualizar essa informação”, destacou.

G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp