O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), recebeu em Rio Branco, na manhã desta quinta-feira, 3, mais de 60 mil testes rápidos de antígeno para detecção da covid-19 do Ministério da Saúde. O programa Diagnosticar para Cuidar faz parte de uma estratégia da pasta federal, que tem como objetivo dar uma resposta articulada e efetiva no controle da pandemia no país.
Para o Acre foram enviados 60.666 mil testes rápidos, que serão distribuídos para todos os municípios. O Ministério enviou mais de 15 milhões de testes para todo o Brasil, dando continuidade no Plano Nacional de Expansão da testagem para a covid-19.
No período da tarde, a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, participou de uma breve cerimônia da oficialização da entrega dos testes. A gestora ressaltou a importância da chegada desses insumos ao estado: “O Ministério enviou os testes para que possamos reforçar nossa testagem no Acre, e também para fazermos o acompanhamento dos casos de covid-19, que estão aumentando. Além disso, vamos agora conseguir também melhorar a prevenção, aumentando a testagem em todo o estado”.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems-AC), Vitor Martineli, observou: “Os testes vão nos ajudar muito nos diagnósticos, que serão mais rápidos e precisos, para que possamos combater a pandemia e evitar agravo maior no atendimento aos pacientes. Há uma dificuldade na aquisição de testes para os municípios, e a parceria com a Saúde estadual ajuda muito o nosso trabalho”.
Os lotes já estão separados e serão distribuídos em todo o estado. A Regional do Alto Acre receberá 5.710 mil testes; o Baixo Acre, 24.800 mil; e o Juruá, 15.160 mil.