Começa a ser liberado nesta terça-feira (8) o Abono Salarial do PIS (Programa de Integração Social) referente ao calendário do ano-base de 2022 pela Caixa Econômica Federal.
O valor já pode ser sacado por parte dos trabalhadores nascidos em janeiro. Enquanto na quinta-feira (10), os nascidos em fevereiro poderão realizar o resgate.
O Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo. Para ter direito a ele, o trabalhador precisa se enquadrar em alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
Quem tem direito ao Abono Salarial
Para ter direito ao Abono, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos, além de ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base.
O cidadão também precisa ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração.
O empregador (Pessoa Jurídica) deve conceder as informações do funcionário corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.