Mais três mortes de covid-19 e 938 novos casos registrados ontem. O Estado contabiliza agora 1.860 óbitos e 96.532 casos positivos. As vítimas eram moradores de Rio Branco, o primeiro era uma aposentado de 91 anos, que faleceu no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO-AC), o segundo era um morador de Rio Branco que tinha apenas 47 anos, que veio a óbito no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e o terceiro um aposentado de 94 anos, no INTO-AC, segundo o boletim divulgado pela Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).
Cerca de 80% dos leitos de Unidades de Tratamentos Intensivos (UTI’s) da capital acreana já ocupados por pacientes com covid-19 que tiveram complicações clínicas. A maioria dos pacientes internados em estado grave nas unidades de referência ao tratamento da covid-19, não tinham tomado nenhuma dose do imunizante anticovid.
Os dados fazem parte do relatório do Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da aceleração dos casos desta terceira onda da pandemia. O último levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) apontava no fim da tarde que a taxa de ocupação já tinha atingido 90%, pois chega a oito pacientes internados no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).
O hospital de campanha de Rio Branco conta com apenas 10 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria no Into-AC, enquanto o hospital de campanha de Cruzeiro do Sul, com 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria, o hospital geral Raimundo Chaar (em Brasileia) apenas Três leitos de enfermaria e o Pronto-Socorro de Rio Branco contava com 27 pacientes internados, sendo que quatro estão intubados na emergência. A secretaria Estadual de Saúde Paula Maia de Faria Mariano, em entrevista concedida a imprensa, falou da abertura de mais 10 novos leitos de UTI no INTO-AC, de 10 novos leitos de UTI de Cruzeiro do Sul e de cinco semi-intensivo em Brasileia (região do Vale do Alto Acre), para enfrentamento desta terceira onda da pandemia.
Com informações A Tribuna