29 março 2024

Primeiro lote de vacinas para crianças chega ao Acre

Redação Folha do Acre

Date:

O Acre recebeu às 22:20 desta sexta-feira, 14, o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 para imunização de crianças na primeira pauta de distribuição pelo Ministério da Saúde (MS). São 7.200 doses do imunizante Pfizer, que serão utilizados para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com a antecipação do envio das primeiras doses, a expectativa é iniciar a vacinação infantil já a partir da próxima semana no público estimado em 120 mil crianças.

De acordo com a gestora da pasta, Paula Mariano, o Estado planeja organizar mutirão na capital para auxiliar a vacinação do público infantil. O local escolhido foi o bairro Cidade do Povo, no Segundo Distrito da cidade.

“Sabemos que a responsabilidade da vacinação é dos municípios, mas o momento pede a união de todos para que possamos sair logo desta pandemia. Definimos a Cidade do Povo como um local estratégico e, em breve, anunciaremos a data deste mutirão”, declarou.

Imunização de crianças

A inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) foi anunciada na última semana.

Para a imunização desse público será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito.

O esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

Treinamento

Além da logística necessária para distribução dos imunizantes, ainda nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde deve concluir a capacitação de aproximadamente 300 profissionais de saúde do Acre, visando a imunização das cerca de 120 mil crianças com idades entre 5 e 11 anos.

Apesar da grande expectativa dos pais e responsáveis, a Sesacre ainda não divulgou como será organizado o cronograma de imunização infantil, considerando que a estratégia só será confirmada após a chegada dos primeiros lotes da vacinas em doses pediátricas. Sobretudo, a expectativa inicial é de que o cronograma seja adotado por faixa etária regressiva, assim como foi no início da campanha com o público adulto, ou seja, começando com crianças de 11 anos e progredindo até os 5 anos.

Até lá, os profissionais da saúde passam por treinamento para a vacinação adequada do público infantil.

Gabriel Mesquita, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, esclarece os muitos aspectos que diferem a imunização das crianças, em relação ao público adulto, razões pelas quais a capacitação se faz necessária.

“A vacinação infantil tem aspectos diferentes da população adulta, por exemplo: o armazenamento, o volume da dose da vacina muda, a concentração da vacina muda, a forma de diluir, o número de doses por frasco, a cor do rótulo, o músculo e a técnica de administração, o posicionamento da criança para vacinar, o choro, a orientação aos responsáveis legais, os mecanismos de feedback quanto a possibilidade de eventos adversos e cuidados com a criança após a vacinação.

Ainda segundo Mesquita, a vacinação é dinâmica e sofre atualizações constantes, por isso, a capacitação também é.

“A cada alteração na estratégia de vacinação do Plano de Operacionalização da vacinação contra Covid19, a cada mudança no calendário de rotina é outras campanhas é importante treinar e orientar as equipes aos procedimentos que devem ser adotados, oportunizando neste treinamento o esclarecimento de dúvidas e suposição de situações que possam ocorrer e a troca de experiências. A vacinação é dinâmica e sofre atualizações constantes.

A Gazeta do Acre

Últimas