quarta-feira, junho 29, 2022
32.3 C
Rio Branco
quarta-feira 29 junho 2022

Médica do PS pede para que população não faça teste rápido de Covid: “muito falso positivo”

POR Marcos Dione

A médica Georgia Micheletti, que trabalha no Pronto Socorro de Rio Branco, publicou uma vídeo nas redes sociais na sexta-feira (21), pedindo para que as pessoas evitem fazer o teste rápido de Covid-19. A profissional da saúde afirmou que a testagem pode fazer com que as pessoas recebam um diagnóstico errado, e que desta feita acabem aumentando as estatísticas de infecções no estado mesmo sem estarem com a doença.

“Eu queria pedir pra vocês pra não fazerem o teste rápido de covid, porque? O teste rápido de covid ele dá muito falso positivo. A gente tá em época de epidemia de dengue, epidemia de influenza H3N2, e um número muito grande de vacinados. Se você tá vacinado e faz o teste de covid, ele pode dar positivo e na verdade tu tá só vacinado. Se você está gripado e faz o teste rápido pode dar positivo pra covid e na verdade você tem influenza”, diz.

Micheletti segue o vídeo alertando para possibilidade do paciente com o diagnóstico errado acabar não tratando a influenza e acabar tendo uma piora no quadro de saúde.

“Qual o problema: ao invés de você iniciar nas primeiras 48 horas o tratamento para influenza com o Tamiflu (medicamento indicado para N3N2), você não vai entrar com a medicação, porquê você vai querer tratar a covid e na verdade você não tem, você tem influenza. E você vai ter uma piora no seu prognóstico e não vai estar tratando a doença”, diz.

A médica conclui a gravação aconselhando as pessoas a procurarem o médico e solicitarem testes para covid e influenza.

“Então gente, vamos evitar de ter diagnóstico errado, tratamentos errado. Começou, no segundo ou no terceiro dia, já procure seu médico, pede pra fazer swab pra covid, peça pra fazer swab pra influenza e pra fazer um hemograma. Vão atrás do seu tratamento correto do seu diagnóstico correto. E não entrem em pânico”.

AUMENTO DE CASOS

Em apenas um dia, o drive-thru montado no Estadio Arena da Floresta, em Rio Branco, foram realizados 1.273 testes de covid e 724 tiveram resultado positivo. O quantitativo representa 57% das pessoas que procuraram o local para passarem pela testagem.

DADOS DE VACINAÇÃO DESATUALIZADOS

Desde o dia 9 de dezembro de 2021 que o governo do Acre não atualiza o Portal da Transparência com dados sobrea a vacinação contra a covid-19 no estado. Até aquela data 432.866 pessoas haviam sido imunizadas, sendo 566.240 com a primeira dose, 420.763 com a segunda e 12.193 com a dose única.

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img